segunda-feira, janeiro 16, 2012

Meditando no Salmo 23

Enquanto estava em viagem, acordava cedo para meditar um pouco. Quando não começo o dia conversando com Deus, as coisas não fluem bem. Meu interior fica agitado. As pessoas continuam as mesmas, mas eu não. Às vezes, até as trato mal. É como se eu não acordasse bem ou mais do que isso: estou despreparada para o dia.


Num desses dias, li uma versão diferente do Salmo 23 e resolvi meditar e orar com base nesse texto. Está aqui. O que vale para mim vale para você. Que Deus o abençoe sempre!!!

O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.


Eu sou uma ovelha e como tal devo me comportar. A ovelha simplesmente segue, se deixa guiar, se deixa ser protegida, alimentada, guardada. E o bom Pastor não deixará que nada falte a ela. Precisa de um lugar seguro? Vai guiá-la até lá. Precisa de água? Vai buscar para ela? Está ferida? Vai cuidar dela. Nada faltará à ovelha que confiar no Pastor e se mantiver sob o Seu cuidado.


Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas.


Essa parte do texto é interessante. Primeiro ele dá descanso e depois a faz caminhar até um bom lugar. Isso tem tudo a ver com o que estou vivendo. Começo de ano e eu no descanso, sendo alimentada por esse Pastor. Antes das ordens, antes dos afazeres, antes dos desafios, antes das urgências da vida, o Senhor nos convida a descansar. Lembra do texto de Mateus: "Vinde a mim todos vós, que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". O Pastor tira o peso e, depois do descanso, nos convida a caminhar até as águas tranquilas. Aqui, em frente à obra que mais admiro em toda criação, o mar, penso nessas maravilhosas águas tranquilas.


O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.


Deus me alimenta e me ajuda a me recuperar dos embates da vida. Espera até eu estar suficientemente forte para continuar a caminhada e só então retoma a estrada comigo, me levando pelo caminho mais agradável, mais reto, mais curto. Não preciso me preocupar com o caminho, apenas segui-lO.


Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.


Chega uma hora o caminho começa a ficar estranho. Parece escuro, parece sombrio, parece apertado, parece perigoso. Mas não preciso temer. Ele fará o que for preciso para que eu consiga atravessá-lo. Se for preciso, usará a sua vara como um "estímulo" para que eu continue a caminhada. De uma coisa posso estar certa: vou completar a carreira e chegar aonde Ele quer.

Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra. E enches o meu copo até derramar.


Então nesse caminho, mais cedo ou mais tarde, vou me encontrar com os lobos, que querem me matar, que desejam para mim uma morte dolorosa e violenta e, de preferência, pelas mãos deles próprios. E eu posso ver o Pastor preparando uma grande ceia e convidando o meu inimigo para dela participar. Todos eles veem como Ele me coloca no melhor lugar, me serve primeiro, me honra na frente de todos. O que eles podem fazer? Ranger os dentes, morrer de ódio e mais nada. Estou segura.


Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver.


Não haverá como me afastar da Sua bondade, do Seu amor e da Sua misericórdia, porque me seguem. Onde eu for, lá estarão. Não me deixam, não me esquecem, não precisam ser solicitadas. Estão lá de manhã, de tarde, de noite. Como disse Davi: "Tu me cercas com a tua bondade". Graças a Deus estou cercada!

E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida.

Tenho um acesso contínuo. Posso recorrer ao Senhor todo dia, toda hora, todo segundo. Nunca serei "madura" o suficiente para ter que procurar meu próprio espaço. Ele me quer na sua casa não apenas até completar os dezoito anos ou me casar. Tenho um lugar junto a Ele para sempre.


Demaaaais esse Salmo, hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário