terça-feira, abril 26, 2011

O Pouco que Resta

Hoje eu convido você a meditar comigo no capítulo 6 do livro de Lucas, apenas nos primeiros versículos. O texto fala sobre o dia em que Jesus fez com que cinco pães e dois peixinhos alimentassem uma multidão. Vamos lá.

Jesus fazia milagres por todo lado e as multidões o procuravam, porque suas necessidades eram muitas. Quantas necessidades eu tenho! Quisera eu correr atrás de quem pudesse resolver todos os meus problemas! Foi assim que a multidão agiu e isso está disponível para mim e para você ainda hoje. Jesus Cristo não mudou. Ele se compadeceu da multidão naquele dia e se compadece de mim e de você hoje. E ele continua disponível através de Seus representantes que estão espalhados por aí em todo lugar, através de Sua Palavra, que se acha em qualquer livraria, através do rádio, da TV e do Seu Espírito que responde sempre que perguntado e nos auxilia nas nossas fraquezas.

Por meio dessa história, Jesus ensinou como fazer o milagre da multiplicação. Todas as histórias da Bíblia são assim: preceitos amplos, gerais e irrestritos, que se aplicam a todos os casos e a todas as pessoas.

Não há ninguém que não precise hoje de um milagre de multiplicação. Multiplicação de quê, Keila? Eu preciso de multiplicação de paciência, de amor, de vigor para o trabalho, de dinheiro, de alegria, de esperança mesmo.

Hoje Jesus continua realizando Seus milagres, mas não sozinho. Ele conta com pessoas que são Seus cooaboradores e essas pessoas somos eu e você.

Como realizar um milagre de multiplicação?

Primeiro entregue a Jesus aquilo que você sabe ser insuficiente. Para uma multidão, cinco pães e dois peixinhos não são nada. Se aquilo de que você precisa é realmente um milagre, está óbvio que o que você tem aos seus olhos parece nada. Talvez a paciência com o seu casamento esteja tão pequena, tão pequena que você diga: "Só há esperança porque ainda não morremos" - a esperança é a última que morre. Talvez a sua fraqueza seja tanta que o pouco que restou hoje foi apenas abrir os olhos. Entregue-se a Deus. Diga a Ele quão limitado você é e como são escassos os seus recursos.

Em segundo lugar, dê graças. Jesus pegou os cinco insuficientes pãezinhos e não se desesperou. Ele deu graças. A gratidão tem um poder extraordinário. Ela nos faz enxergar coisas onde nem imaginamos que houvesse. Sempre há algo a agradecer. Se procurarmos, veremos que há muitas pessoas com problemas maiores do que os nossos. Podemos passar pelo sofrimento de forma amarga ou tentando procurar o fio de esperança. Dê graças. Contabilize o que ainda sobrou.

Por último, Jesus repartiu. Quem poderia imaginar que um único pãozinho poderia ser cortado em novecentos e cinquenta e cinco pedaços? Mulheres conhecem bem essa técnica da multiplicação, da água no feijão. Reparta, reparta, reparta. A Bíblia fala para repartir suas sementes com sete ou até com oito pessoas, pois você não sabe qual delas renderá dividendos. Em vez de guardar o restinho de farinha que sobrou, a última gotinha da paciência, doe-se a quem precisar de você hoje. Não desligue o telefone rapidinho. Ouça as pessoas. Gaste seu último minutinho de paciência com alguém e vocé descobrirá que ainda sobrou um outro minutinho que você nem sabia que tinha.

Que Deus multiplique hoje tudo de bom na sua vida e que você reparta também tudo o que não é bom. Levando os fardos uns dos outros nos sentiremos mais leves.

Um dia de esperanças renovadas.

Hoje reparto com você o meu sorriso (rsssssss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário