quarta-feira, abril 13, 2011

Acenda a luz

"Os olhos iluminam o corpo. Se os olhos forem puros, todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando os olhos forem maus, o seu corpo ficará na escuridão" (Lc 11.34).

Estou me preparando para ir ao trabalho, onde me encontrarei com muitas pessoas. Convivo com muita gente, algumas gentis e bem humoradas, outras frias e distantes, algumas até mesmo agressivas.

Já cheguei a pensar que para alguns a vida é muito dura, mas essa ideia caiu por terra há muito tempo. Não é que, de fato, a vida não seja mais difícil para alguns do que para os outros, mas o que tenho descoberto é que tudo tem um motivo e uma explicação e grande parte do que vivemos é resultado daquilo que temos plantado.

O texto daí de cima, sobre os olhos, diz respeito a uma forma de ver a vida. Tem gente que, mesmo em meio ao caos, está sempre bem. São pessoas que vivem acima das circunstâncias. Nada as derruba. Suas expectativas são sempre as melhores. São pessoas que não temem más notícias. Gente assim com certeza anda perto de Deus.

De outro lado, quando os olhos são maus, que grandes trevas são mesmo! É péssimo conviver com gente de mau humor, que espera o pior todos os dias, que se acha a vítima do mundo, que não tem uma palavra boa. É péssimo para os outros andar com gente assim, e um pouco pior para quem tem que suportar a si mesmo. Parece que o universo deve a algumas pessoas. Nada é suficiente.

Uma das primeiras coisas que faço ao acordar é me olhar no espelho. Confesso que muitas vezes meus olhos são maus. Quando está tudo escuro, quando o espelho parece embaçado, quando a imagem refletida nele não me agrada, só pedindo uma luz extra, um auxílio fora de mim. Esse auxílio se chama Espírito Santo.

A Bíblia diz que nada foge ao controle do Senhor e que todas as coisas cooperam para o meu bem ainda que eu não as entenda. Por isso é fundamental parar todas as manhãs para pedir a Deus que desembace os meus óculos, que me dê uma lente mais potente, que me permita enxergar mais longe. Meus olhos precisam de luz, muita luz e Jesus é chamado de Sol da Justiça, ou seja, luz mais do que suficiente.

Quando os olhos são bons, todo o corpo fica bem. Ver as coisas sob o prisma correto é remédio para a alma. Admitir que mesmo o que parece o pior no fim resultará em grande bem para mim ajuda a aceitar as vissicitudes da vida.

Olhe-se no espelho com cuidado. Acenda a luz sobre você. Ninguém além de nós pode escolher se veremos a vida com bons olhos ou com olhos maus. Podemos viver o dia de hoje escolhendo entre duas frases: "A vida é dura para todo mundo" ou "estar vivo é um grande privilégio". Faça a sua escolha.

Tenha um dia iluminado!

Beijo.

Um comentário:

  1. Que palavra abençoada Deus continue te usando assim para o louvo e gloria dele amem te amo viu bjs fica na benção

    Mulher virtuosa,notável e ungida de Deus
    bjs bjs

    ResponderExcluir