domingo, maio 22, 2016

A Gente Chega Lá!

Vitória sobre o Mundo
Todos aqueles que creem que Jesus é o Messias são filhos de Deus. E quem ama um pai ama também os filhos desse pai. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. (João 5.1-5)
Quer meditar comigo um pouquinho sobre esse texto? Vamos lá. 
Acho perfeito o título dado pela edição Almeida Revista e Corrigida: "Vitória sobre o Mundo". Parei nele e pensei: quero mesmo vencer o mundo, e que mundo! Que tempos são esses que vivemos!
Vejam só como começa: Todos aqueles que creem que Jesus é o Messias são filhos de Deus. E quem ama um pai ama também os filhos desse pai. Que desafio! A primeira afirmação é: TODOS os que creem são filhos, ou seja, não sei quais dos que me cercam creem ou não creem, então, na dúvida, melhor tratar a todos como filhos do Digníssimo Pai. Tal pai, tais filhos. Aliás, vai além: o texto não quer me dizer o que fazer com os outros porque são filhos, mas em que bases devo me relacionar com eles: amor. Deus não pediu mais aceitação, paciência, consideração. Pediu mais amor.
Voltemos ao título: a vitória que vence o mundo tem tudo a ver com os relacionamentos. Eu começo a vencer o mundo ajustando os meus relacionamentos, andando em amor.
E o autor continua, explicando como amar as pessoas. O primeiro passo: Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. Como eu sei que estou andando em amor com os filhos de Deus? Começando por amar a Deus. 

Antes  de tentar amar o irmão, devemos amar a Deus. Não dá para amar o irmão sem antes amar a Deus. E como Deus quer ser amado? Por meio da obediência: Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer. Que preciosas informações: amar a Deus é obedecer e obedecer não dói, não é difícil. Muitos de nós aprendemos que obedecer é uma cruz, dói demais, quase nos leva à morte. Não é verdade. Como diz o versículo, os seus mandamentos não são difíceis de obedecer. Na verdade, terrível é desobedecer. Davi disse a esse respeito que é bem-aventurado quem tem prazer na lei do Senhor. Ter prazer na lei não é somente amar a Bíblia, desejar conhecer mais a Deus; é obedecer com alegria.

Agora vem uma parte animadora: porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Eu, você, qualquer um de nós pode vencer o mundo. Quando li isso, fiquei pensando: mas que mundo é esse que eu devo vencer? Então me lembrei deste texto aqui: Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo (I Jo 2.16). Quer dizer, o próprio João, no mesmo livro, em momento anterior, diz o que há no mundo para ser vencido: concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida. Hum, muito difícil de entender, linguagem antiga, rebuscada, complicada. Deixe-me trazer para você esse texto traduzido pela Bíblia "A Mensagem": Praticamente tudo que acontece no mundo – desejo de seguir o próprio caminho, de querer tudo para si, de parecer importante – não tem nada a ver com o Pai. Ficou claro para você? 

Está definido o que é o mundo que eu preciso vencer. Primeiro, o desejo de seguir meu próprio caminho, não dar satisfação a ninguém, andar do meu jeito, considerar minha própria vontade. Não posso seguir meu próprio caminho sem desconsiderar os que estão à minha volta. Nem sempre dá para seguir “meu próprio caminho”, porque o meu caminho está entrelaçado com o de muitos caminhantes. Segundo, o desejo de querer tudo para mim, a ganância, que me impede de olhar para a necessidade do próximo. Por último, o desejo de parecer importante. Ser mais necessariamente significa ver os outros como menos; para me elevar, muitas vezes preciso rebaixar outros.

Vencer o mundo já não me parece assim tão fácil, mas a Bíblia não quer me desanimar: Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. Se Deus diz que eu posso, quem sou eu para dizer que não posso? Hora de parar e pensar: Deus sabe mais e Ele disse que eu posso. Então, para mim, a palavra dEle basta.

E termina: Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. Nem todo mundo vai vencer o mundo – o desejo de seguir o próprio caminho, o de querer tudo para si, o de parecer importante –, mas tem um povo que pode: quem crê. Se eu venço isso, viver fica fácil, afinal, nossa existência tem a ver com pessoas e não com coisas, certo?

Eu faço parte desse povo que quer - e pode - vencer o mundo e você também.

Só para terminar quero compartilhar com você uma ilustração que meu marido me contou e eu nunca esqueci. Ele disse que o mundo é como uma escada rolante que está descendo (caminhando para pior) e que, para vencer, precisamos conseguir subir por essa escada. Que criança nunca brincou de tentar subir numa escada que está descendo? O que ele quis me dizer com isso? É necessário ação, força até. Quem fica parado e deixa a vida levar retrocede.

Então, voltemos ao início: amemos a Deus, amemos a nós, amemos Seus filhos e continuemos. Nossa vida é uma subida e um dia a gente chega lá! 😄








Nenhum comentário:

Postar um comentário