domingo, novembro 11, 2012

Tempo e espaço

Hoje é um dia especial: primeiro dia da semana, domingo; sétimo dia da semana, dia do descanso.

Deus resolveu que nossa vida seria determinada por ciclos de seis dias:
“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,  mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao  Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou" (Êx 20:8-11). Um dia, de sete, tornou muito especial. Tão especial que o capítulo 20 de Êxodo, que traz os Dez Mandamentos, destinou um versículo para cada ordem, mas para o sábado dedicou vários. Por que será? Porque Deus considerou esse assunto muito importante.

O homem foi chamado a dominar em duas esferas: o espaço e o tempo, ambas igualmente importante - aliás, o tempo é um pouco mais importante. Ter mais "espaço" na terra, que quero traduzir aqui por domínio sobre coisas, custa o nosso tempo. Recebemos salário porque entregamos o nosso tempo e a nossa força a alguém e determinamos quanto isso vale. Por outro lado, ter mais tempo pode ser mais fácil para quem é detentor de mais espaço. E o que quero chamar de tempo? Capacidade de dispor de si mesmo e do que possui à sua maneira.

Acho que estou sendo um pouco teórica, mas vou melhorar. Durante seis dias, podemos viver o frenesi de conquistar, sobreviver, crescer e multiplicar, mas, pelo menos um dia, precisamos parar, celebrar o fato de estar vivo e, mais importante de tudo, reconhecer que há um Deus que a tudo sustenta ao qual a nossa alma está diretamente ligada, de quem recebemos a nossa própria imagem, por quem ansiamos, mesmo sem saber. "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus" (Sl 42:1).

Deus sabia que esse nosso anseio por dominar o espaço nos faria esquecer a premência do tempo, por isso ordenou que separássemos um dia, dando-nos Seu próprio exemplo: "Assim terminou a criação do céu, e da terra, e de tudo o que há neles. No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou" (Gn 2:1-3). Você prestou atenção em quantas vezes Ele fala a palavra "dia" em trecho tão pequeno?

Há um dano enorme na quebra de princípios. Separar um dia é um princípio benéfico ao próprio homem - “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2:27). Outra versão do texto que postei acima diz que Deus abençoou o sábado e o santificou e descansou. Só para esclarecer novamente, o que vale é a separação de um dia, não importa que nome tenha esse dia: "Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias" (Rm 14:5).

Sendo senhores do nosso próprio tempo, então, como obedecer a esse princípio que tem em vista a minha própria saúde e paz? Buscar a bênção que Deus dispensa de uma forma especial nesse dia. Como? Entrando em comunhão com Deus, estando disponível para ele, num tempo de quietude, meditação, paz. Separando esse dia de forma que ele seja realmente diferente de todos os outros nas programaçōes, no estado de espírito, nas próprias atitudes, perseguindo a paz. Por fim, se Deus descansou, tanto mais nós precisamos desse tempo.

Por que um post tão demorado e tão teórico em pleno domingo, um texto um tanto complicado? Para que você guarde a si mesmo da pressão da conquista, da necessidade do mais. Alguns consideram a parada perda de tempo, assim, gastam seu sétimo dia com fardos e mais fardos, obrigaçōes nada prazerosas, combates evitáveis. "Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos" (I Tm 6:10).

Não sei quantas vezes por semana você separa um tempo para alimentar a sua fé, mas o domingo é um dia perfeito. Lembre-se de que
"nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4:4). Nada sustenta mais, nada alivia mais, nada consola mais do que essa poderosa palavra que procede da boca de Deus.

Preciso deixar para você algo que estava lendo que muito me marcou: "Contra o que lutamos é a entrega incondicional do homem ao espaço, sua escravização às coisas. Não devemos esquecer que não é uma coisa que empresta significado a um momento; é o momento que empresta significação às coisas" (Bruce Waltke).

Não deixe o fator espaço ter mais lugar na sua vida do que o fator tempo. "Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto" (Is 55:6).

Tenha um abençoado domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário