quarta-feira, março 28, 2012

Tire a pedra do caminho

Hoje compartilho com você um pouquinho da minha meditação no livro de II Timóteo.


No meio do caminho havia uma pedra. Aqui no Brasil é muito fácil dizer isso. Como há pedras no meio do caminho!


Algumas pedras são enormes. Diante delas, só duas opções: parar a viagem ou contorná-las, o que pode demorar bastante. Pense numa pedra monumental e em você com muita pressa para chegar ao outro lado. Que chateação ter que mudar o caminho, contornar um grande obstáculo.


Às vezes, fazemo-lo calados. Outras vezes, começamos a reclamar, exigindo saber quem foi que colocou aquilo ali. Com respostas ou sem respostas, será necessário tomar uma atitude.


Algumas pedras são médias. Dá para transpô-las com um simples pulo – grande ou pequeno, mas totalmente possível. São obstáculos que incomodam, mas um pouco menos. E também não nos fazem pensar em parar. Apenas nos obrigam a certo esforço.


Algumas pedras são pequenas. Diante dessas, basta firmar o pé e passar por cima. Fazemo-lo até sem pensar. Já estamos acostumados com essas pedras do dia a dia. Fazem parte do trajeto. Seguimos em frente sem tomar conhecimento de que estão ali. Talvez tenham estado sempre, talvez amanhã sejam removidas. Não importa. São insignificantes.


Timóteo estava diante de algumas pedras e tinha algumas coisas em seu desfavor. Era jovem, ainda não tinha adquirido tanto conhecimento e respeito. E quando se viu diante dessas pedras tremeu. Paulo, seu mestre, deu a ele um conselho que serve para mim e para você na nossa caminhada: Por este motivo [porque sei da fé que existe em ti], te lembro que reavives o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder, e de amor, e de moderação (II Tm 1.6,7).


A primeira constatação que fiz nesse texto é que somos nós que temos que despertar os nossos dons, as nossas vocações. Paulo poderia ter dito: “Venha me visitar para que eu o ajude a despertar o seu dom”, mas não foi o que disse. Aconselhou: “Reavives”. Em outra tradução está escrito: desperte. O dom não morreu, a sua competência não acabou, você não se tornou sem utilidade. Desperte, acorde o dom.


No versículo seguinte, ele mostra o que fez Timóteo não ser tão eficaz: o espírito de temor, o medo. Talvez você, como eu, já tenha sentido medo de a pedra rolar por cima de você e esmagá-lo, ou de dar um pulo tão grande que o machuque, ou de nem ser capaz de dar o salto necessário para transpor aquele obstáculo. De acordo com Paulo, o problema não é a pedra; é o medo. Você já viu aquelas pessoas que fazem salto com varas? Como voam alto! Não são pessoas diferentes de mim e de você. Apenas enfrentam o obstáculo com vontade de vencê-lo e insistem. Se for preciso, saltam mil vezes em um dia. Pode ser necessário enfrentar a mesma pedra muitas vezes.


O texto poderia parar por aqui. Ótimo: reavive o dom de Deus livrando-se do medo. Parece fácil, não é? Pois é mesmo, porque Paulo conta como é que se livra do medo. Quer saber como vencê-lo? Vamos continuar.


Primeiro, apenas lembre-se do que Deus lhe deu: Espírito de poder. Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo (At 1.8). Se você tem o Espírito de Deus, você é poderoso. Isso mesmo! Você já recebeu poder. Está aí dentro. Use-o. Detone as pedras, porque você pode.


Segundo, cresça em amor – é o que está escrito lá em cima: Deus nos deu espírito de amor. Como crescer em amor? Qualquer que guarda a Sua Palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus (I Jo 2.5). Cada vez que você medita na Palavra, o amor de Deus está aumentando em você e é esse amor que o fará lançar fora o medo: O verdadeiro amor lança fora todo medo (I Jo 4.18).


Por último, vem a palavrinha difícil: moderação. Essa me deu mais trabalho para compreender. Não vou esmiuçar meus estudos, mas apenas informar que, depois de ler a respeito, descobri que moderação quer dizer: razoabilidade, bom senso, disposição para abrir mão dos seus direitos. Não argumente com as pedras, não tente provar que está certo, não busque ter razão. Outro dia li uma frase maravilhosa que reproduzo com minhas palavras: “Não se justifique, pois os que gostam de você não precisam disso e os que não gostam não acreditarão em você”. É isso aí.


Siga em frente. Reavive o dom de Deus. Role a pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário