terça-feira, março 06, 2012

Fala sério!

Hoje, enquanto tomava café, ouvia a minha secretária falar sobre seus problemas, que, de fato, são bem grandes. A minha preocupação maior com respeito a ela não são as suas questões difíceis de resolver, mas sua dúvida cruel: e Deus, vai deixar tudo acontecer?

Entre nós, Deus tem uma péssima reputação. Se algo vai mal, pensamos: ou Deus deixou, ou Deus quis, ou Deus mandou o mal, ou Deus nos puniu para nos corrigir, ou Deus não se importa, ou Deus é fogo consumidor... Uma das questões dela era muito interessante: “Meu marido não dá o dízimo, eu dou e estou sendo punida por causa da infidelidade dele”. Fala sério. Vou evitar comentar o que penso a respeito.

A melhor pessoa para falar acerca do caráter de uma outra é aquela que anda mais perto. No caso dos maridos, a esposa; no caso dos pais, os filhos; no caso do funcionário, o chefe – e vice-versa em todos os casos. Então, quem melhor para falar de Deus do que o Seu próprio Filho, que conviveu com Ele desde o princípio e que foi enviado pelo Próprio para uma missão duríssima?

Vamos lá. O que Jesus diz a respeito do Pai dEle (meu também e espero que seu)?

Tenho uma admiração para lá de profunda por Jesus. E não é pelo que me contam dEle, mas pelo que eu mesmo descubro cada vez que leio a Sua Palavra. Não há coisa melhor para conhecer alguém do que ouvi-lO falar. Infelizmente, ouvimos muito mais o que outros dizem a respeito de Deus (pastores, padres, profetas etc.) do que a Sua Palavra, que é, na verdade, Ele mesmo. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus (Jo 1.1). O que os outros falam de Jesus pode ser parcialmente verdade. Mesmo que muito bem intencionados, todos vemos as pessoas e o mundo sob o prisma da nossa própria experiência, dos nossos conceitos e preconceitos. Valorizamos características diferentes, apreciamos coisas diferentes. O que chama a sua atenção pode não chamar a minha.

O que a Bíblia diz de Jesus é de chorar. Como Ele era amoroso, dedicado, abnegado, disponível! Fico impressionada cada vez que leio os evangelhos em ver como Ele tinha paciência de estar com as pessoas, que o sugavam a ponto de não dar-Lhe tempo nem para comer. E os que O seguiam normalmente não eram os mais agradáveis, polidos ou ricos. Imaginem o que é estar entre doentes, especialmente leprosos, e endemoninhados! E olhem só o que está escrito: Muitos o seguiram, e a todos ele curou (Mt 12.15).

Mesmo sendo uma pessoa tão extraordinária, quando questionado por um homem rico que, também admirado com sua doçura, O chamou de bom, Jesus respondeu: Por que me chamas bom?Não há bom senão um só, que é Deus (Mt 19.17). Enquanto caminhava na terra com sua vestimenta humana, Jesus não admitiu ser comparado a Deus. Gostaria de “traduzir” o que Ele disse assim: “Se você me acha bom, imagine Deus”!

Sei que você, se está na condição de pai ou mãe, certamente tenta ser o melhor possível. Há bons pais. Há ótimos pais como os meus. Mas não se comparam a Deus. Deus é amor (I Jo 4.8). Gosto desse texto. Quando pedimos para que definam uma pessoa em uma só palavra nunca ouvi alguém dizer: “Fulano é amor”. Deus não TEM amor, Ele É amor. Que maravilha!

Se Deus é amor e se você acredita nisso, como pode pensar que Ele se alegra com o seu mal ou que o envia como punição? Se Deus é amor e você acredita nisso, como pode pensar que Ele, em toda a Sua gloriosa riqueza, deixaria de abençoá-lo porque você não devolveu o dízimo? Se Deus é amor e você acredita nisso, como pode pensar que Ele é o responsável por alguma coisa ruim?

No minha modesta bondade de mãe, amo os meus filhos e daria minha vida por eles; facilito a vida deles ao máximo; procuro todo tempo vê-los felizes; tento estar à disposição o mais que posso; ouço suas histórias com interesse; acompanho o dia a dia bem de perto... E olha que erro muito. Minhas boas intenções são totalmente insuficientes.

O nosso Pai é pleno de amor e de misericórdia, não erra nunca, está sempre disponível, tem todo o interesse por nós, deu sua vida para salvar-nos, está conosco todos os dias, tem a nosso respeito pensamentos de paz e não de mal, está preparando um lugar maravilhoso onde irá nos receber, mas, enquanto isso, não nos deixou sós. Deu-nos a doce companhia do Seu Espírito. Aleluia!

Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lho pedirem? (Mt 7.11) Em outra versão está escrito: Dará o Espírito Santo aos que lho pedirem, que é o melhor presente que podemos receber.

Pense melhor. Conheça a Deus pessoalmente e não de ouvir falar, porque, o que falam dEle por aí... Fala sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário