terça-feira, janeiro 17, 2012

Está chegando a hora

Ontem estava conversando com um amigo quando ele perguntou: onde está Deus nessa história toda? Fiquei pensando nisso. Ainda hoje essa pergunta soava em meus ouvidos. É claro que perguntei o mesmo a Deus.

Imagino que você também já tenha vivido tempos em que pergunta: por que Deus deixa essas coisas acontecerem? Por que às vezes parece que Ele está longe? Por que não intervém, não faz alguma coisa, não se mostra?

Hoje me lembrei de um texto que diz: "Os meus tempos estão nas tuas mãos" (Sl 31:15). A tradução é esta mesmo: os meus tempos. O livro de Eclesiastes guarda um capítulo inteirinho para falar disso, o de número três. Fala de tempo de plantar e tempo de arrancar, tempo de abraçar e tempo de se afastar, tempo de sorrir e tempo de chorar... E traz o verso áureo: "Tudo tem seu tempo determinado".

Fiquei grávida por duas vezes e é uma experiência interessante. Estudava o que acontecia a cada semana e orava, pedindo a Deus que formasse direitinho os olhinhos, os pés, as mãos. A cada tempo uma coisa. Para cada tempo, determinações específicas.

A natureza entende bem desse assunto. Algumas árvores levam anos para produzirem frutos. E quando produzem é melhor aproveitar. Ano passado houve muita jabuticaba em minha casa. Confesso que desprezei. Deixei para comer depois. E acabou mais cedo do que eu pensava. Eu me dei muito mal. Fiquei com vontade. O fruto nasceu, cresceu, ficou maduro, caiu, apodreceu e eu perdi uma grande oportunidade (ainda bem que a mamãe aproveitou bastante).

Jesus fala sobre isso de uma maneira interessante. Quando foi a um casamento em Caná da Galileia, sua mãe indiretamente pediu a ele que multiplicasse o vinho. Ele respondeu que ainda não era chegada a sua hora. Atendeu o pedido porque antecipou a hora. Ele pode, né? Mas disse que tinha uma hora determinada. Teve dia para nascer e dia marcado para morrer. Muito antes que chegasse, ele já dizia que a hora estava próxima.

Agora volto à pergunta: por que Deus se mantém longe? Na verdade, Ele está sempre envolvido, sempre presente, mas só age na hora exata - nem um minuto antes, nem um minuto depois.

Olha só o que está escrito em Gênesis 15.16: "Na quarta geração, voltarão para cá, porque a medida da iniquidade dos amorreus ainda não está cheia". Aqui Deus fala sobre o tempo que o Seu povo teria que permanecer no Egito até que a medida de iniquidade do povo exigisse uma punição. Só então os hebreus tomariam posse da terra que Deus tinha para eles.

Os pais sobem muito bem o que quer dizer o dia da correção. A gente avisa uma vez, duas vezes, então chega a hora de disciplinar.

Existe um dia certo, determinado, escrito em que Deus dirá: "Agora acabou. É o meu tempo de agir". Enquanto isso não acontece, Ele não está longe. Está apenas dando chances a Seus filhos de mudarem de atitude, ou deixando o fruto amadurecer, a árvore crescer, as atitudes revelarem o que de fato vai no coração, deixando os aprovados serem conhecidos e os reprovados expostos. Nenhuma dor dura para sempre.

Jamais se esqueça de que a sua luta tem dia e hora para acabar. Alegre-se. O dia está mais e mais perto.

Beijo.

Um comentário:

  1. Prima...me perguntei exatamente isso ontem...
    as vezes penso que devo ter feito algo muito ruim perante os olhos de Deus..pq o que tem acontecido comigo...affff não esta sendo fácil...
    Sinceramente já não sei nem mais como orar...passo horas e horas durante a noite conversando com o Pai( isso conversando) como se ele estivesse bem ao meu lado no quarto...Preciso de respostas..aiiii as vezes penso em desistir, mas se fizer isso oq ue eu vou fazer????
    bjs e amo acompanha-la aqui

    ResponderExcluir