sexta-feira, março 04, 2011

Bichinho Cruel

Demorei a escrever dessa vez, não foi? É que eu não gosto de escrever qualquer coisa. Não quero gastar tempo no computador para fazer algo que não edifique a mim e aos outros, para cumprir um ritual, para jogar conversa fora. Não é esse o meu objetivo. Também não quero que você abra este blog e depois feche a página sem ter absorvido alguma coisa que seja aproveitável para a sua vida, que pelo menos o faça refletir.
Lembro-me agora do encontro que Marta e Maria tiveram com Jesus na casa delas e de seu ensinamento a elas, dizendo que Maria tinha escolhido a melhor parte. Hoje muitas escolhas estão sendo feitas. Você decidiu se assentar em seu computador agora, de livre e espontânea vontade ou por força da obrigação. Entre as milhares de páginas que poderia abrir, escolheu a minha. Muitíssimo obrigada! Que Deus fale com você!
Todos temos uma agenda a cumprir hoje. Estão diante de nós muitas escolhas e elas decidirão a nossa vida. O que fazer? Quais são as decisões mais sábias?
Em Marcos 1, encontrei um texto muito interessante. Transcrevo aqui:
E, levantando-se de manhã muito cedo (Jesus), fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. E seguiram-no Simão e os que com ele estavam; E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam.
E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim (Mc 1.35,39).
Duas escolhas de Jesus me chamam muito a atenção. Primeiro era o fato de Ele sempre orar. A vida dEle não era nada fácil. Ele era perseguido pelas pessoas todo o tempo. Todos queriam extrair dEle alguma coisa. Imagine como seria a sua vida se em todo lugar onde você estivesse uma multidão o aguardasse pedindo curas, milagres... Sinceramente acho que não estou preparada para isso. Eu não tenho apenas horas em que quero ficar quieta. Acontece de eu querer dias, semanas de quietude e "solidão". Os discípulos foram procurar Jesus para dizer a Ele: todos te buscam e Ele não saiu do Seu lugar e nem se apressou.
Não sei se você é pai ou mãe. Se for sabe muito bem o que é isso, especialmente se o filho for pequeno. Crianças nos buscam o tempo todo. Tem horas que temos vontade de correr, fugir, não pela falta de amor, mas pelo cansaço mesmo. Por que pensar que com Jesus era diferente? Ele era tão gente quanto eu e você. A diferença é que Ele jamais perdia o foco.
O que Jesus podia fazer ninguém mais fazia. Ele era simplesmente o único que podia curar. Não havia outra possibilidade para muitas pessoas. Ou Ele curava ou morreriam, passariam a vida doentes. Que coisa, hein? Mesmo estando nessa circunstância, nada mudou o foco de Jesus. O que Ele havia decidido fazer, foi lá, fez e sem pressa. No lugar dEle, talvez nós deixássemos a oração para uma outra hora para poder curar as pessoas logo, já que havia uma decisão de ir a outro lugar. O que parece ser mais importante: orar ou curar pessoas? A resposta está na atitude de Jesus.
A segunda coisa que me impressiona é que lá, na presença do Pai, Ele tomou a decisão de ir a um outro lugar se encontrar com outras pessoas. Apesar da pressão, de saber que todos O buscavam, de ouvir o relato dos discípulos, Ele não mudou de ideia. Fez o que havia decidido que faria, foi onde havia determinado e não onde os outros queriam que Ele fosse. Estranho não é? Disseram a ele: "Todos te buscam" e Ele respondeu: "Vamos às aldeias vizinhas".
Jesus nunca foi picado pelo bichinho do "preciso agradar a todo mundo". Ele fazia o que achava que devia. Ô cruz pesada essa de querer agradar aos outros sempre! Isso é impossível.
Aprendi com Jesus que, antes de planejar o meu dia é melhor orar. Se puder ser bem cedo, como estou fazendo hoje, tanto melhor. Também saio deste momento aqui tranquila por mais uma vez ser lembrada de que não preciso agradar a todo mundo. Entendam ou não, devo levar adiante minhas prioridades e cumprir. Que bom que já aprendi que a leitura da Bíblia é sempre uma prioridade!
Não se deixe picar pelo bichinho do "preciso agradar a todo mundo". Não sofra por ter de corresponder às expectativas dos outros. Corresponda às expectativas de Deus. Ore antes de tudo, permaneça onde deve estar, estabeleça as suas prioridades, mantenha o foco!
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário