quinta-feira, janeiro 13, 2011

Por que ele?

Eu me interesso muito em saber porque o Senhor escolhe algumas pessoas. Quando leio a Bíblia, sempre pergunto ao Senhor o que alguns têm de tão especial. E como a Bíblia responde a própria Bíblia, se procurarmos bem, certamente encontraremos as respostas.
Houve um tempo, logo depois de Israel se apossar de parte da terra que mana leite e mel, que passaram por uma grande opressão. Normalmente pensamos que, ao nos apossarmos das promessas, nossa vida terá um ganho extraordinário. Isso é verdade em parte. Há algo melhor do que obter as respostas pelas quais tanto aguardamos? Só há um problema: não é no tempo da escassez ou da dificuldade que nos afastamos de Deus, mas no tempo da fartura.
Durante sete anos Israel sofreu opressão por parte dos midianitas. Isso está contado lá no capítulo 6 de Juízes. Diz o texto que Israel empobreceu muito. Ué, como poderiam estar pobres na terra que mana leite e mel? Como poderíamos ter mais dificuldade de ir à igreja depois de ganhar o carro novo? Como poderíamos ter mais dívidas se nosso salário dobrasse? Como eu poderia não ser muito mais feliz casada do que solteira?
É maravilhoso receber bênçãos, mas se não aprendemos a lidar com elas podem se tornar um laço. Não são poucas as pessoas que somem da igreja depois de ganhar o emprego por que tanto oraram. Não são poucos os que descobrem que eram muito mais felizes solteiros do que casados. Não são os pobres os que têm as maiores dívidas.
Deveríamos buscar a Deus dobrado quando chegam as bênçãos, porque só dEle vem a sabedoria de que precisamos para gerir tudo que nos é dado.
Deus escolheu Gideão como o libertador do Seu povo. E por que ele?
A Bíblia responde. Quando Deus vai ao encontro dele, ele já estava libertando a sua própria família. Ele havia descoberto um jeito de salvar o seu trigo: malhando-o no lugar em que se espremiam uvas. Ele não estava sentado chorando, se sentindo o injustiçado. Ele estava agindo. Deus freqüentemente usa pessoas inconformadas. Não basta querer mudanças, orar, chorar, clamar. É preciso mais do que isso. É preciso estar disposto a agir.
Mas não foi só por isso que ele foi escolhido. Quando o anjo fala com ele, sua resposta é magistral: 13Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas.
Gideão conhecia a Deus e sabia o porquê do problema. Não estavam passando por tudo aquilo porque os midianitas eram extremamente fortes ou porque eles eram extremamente fracos. O cerne do problema era: o Senhor nos desamparou. Em outras palavras, o problema deles não era com os homens, mas com Deus. Ele chega a dizer: o Senhor nos DEU nas mãos dos midianitas.
As palavras de Gideão são uma lição valorosa. Quando estamos com problemas, a primeira pessoa a Quem devemos consultar é o Senhor. Nem sempre as adversidades vêm do Senhor. Pode ser falta de sabedoria nossa mesmo. Mas quem vai a Deus entende tudo. Isso está escrito na palavra: o homem espiritual entende tudo. É claro que eu seria muito simplista se eu dissesse que você vai compreender tudo na
mesma hora. Tem coisas que só entenderemos muito depois. Mas estou plenamente convicta de que quem busca a Deus recebe as estratégias de que necessita. 
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto (Is 55.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário