sexta-feira, janeiro 14, 2011

Cuidado com a Fofoca


A Bíblia é absolutamente completa. Não falta assunto algum que ali não tenha sido tratado e neste post quero falar de um muito comum: a fofoca.
Dizem que falar muito é próprio das mulheres. Eu não ouso dizer aqui que é mentira, afinal, quem andar comigo e com o meu marido ouvirá a minha voz muito mais que a dele. Além disso, sou mãe de um casal e a Juju fala muito mais do que o Toquinho. Agora, se disseram para mim que as mulheres são fofoqueiras aí vou me enfurecer, porque esse é um julgamento totalmente parcial e sem provas.
O capítulo 23 de Josué traz uma história muito interessante sobre fofoca (depois leia lá). Os filhos de Israel ouviram dizer que os filhos de Gade e de Rúben estavam construindo um altar para oferecer nele sacrifícios, o que somente era permitido aos sacerdotes, que eram da tribo de Levi e se enfureceram. Aqui surgem alguns fatos extremamente interessantes. Embora a intenção dessa tribo fosse das melhores, suas ações não foram vistas com bons olhos. Quem nunca passou por uma dessas? Você pensa que está fazendo tudo certo, com a melhor das intenções e um abençoadinho deturpa tudo e ainda fala de você para uma cidade inteira.
Não vejo como estar livre desse tipo de gente. Estar desse lado da história realmente é bem complicado. Mas quero falar para quem está do outro lado.
Ninguém pode dizer que jamais entendeu errado uma atitude de outra pessoa. Vez ou outra nos enganamos. Há espíritos malignos especialistas neste assunto: nos enganar, fazendo com que os relacionamentos se estremeçam. A falta de comunhão é uma estratégia maligna que enfraquece o corpo de Cristo e nos impede de receber bênçãos, pois o Salmo 133 afirma que é na comunhão que Deus ordena a sua bênção e a vida para sempre.
É horrível ser contado entre os fofoqueiros. Ouvir uma história pela metade, não saber de todos os fatos e repassar é realmente um caos.
Ainda oro para que a benignidade seja um fruto evidente em minha vida. E o que é mesmo benignidade? É ter sempre boas expectativas acerca dos outros, pensar sempre no melhor. O benigno vê além das ações, imagina as intenções e sempre como sendo as melhores.
Faltou aos filhos de Israel a benignidade. Eles poderiam ter pensado que aquelas duas tribos deveriam ter agido com boas intenções e, antes de permitir que toda a cidade se alvoroçasse, ir à caça de informações. É assim que Deus espera que façamos. Ao invés de fazer conjecturas, de tirar as próprias conclusões, de espalhar histórias que só se sabe pela metade, que imaginemos e esperemos dos outros sempre o melhor.
Permitir que o relacionamento de duas pessoas seja abalado por nossa causa é um erro gravíssimo. No livro de Provérbios está escrito que Deus detesta algumas coisas, mas há uma que Ele abomina: aquele que cria contenda entre irmãos. Espero nunca estar na lista daqueles a quem Deus abomina, por isso procuro fugir de algumas conversas ou, quando erro (e infelizmente isso ainda acontece mais do que eu gostaria), me arrepender rapidamente.
Voltando à história, como foi que tudo se resolveu? Um grupo de pessoas foi até essas duas tribos. Isso também é um ensinamento para mim e para você. Quando o assunto é fofoca, melhor não resolver sozinho. É bom ir acompanhado de pessoas de boa reputação, cabeça fria, maturidade. E aí? Deu tudo certo.
Se você tem alguma história assim para resolver, dois conselhos: vá à luta e resolva antes que tudo fique pior ou que o coração de todos se endureça a ponto de o relacionamento se esfriar e procure não se envolver mais com esse tipo de coisa. Em relação ao pecado da língua, o melhor é fugir - correr de pessoas que falam muito, fugir daquelas que nos deixam tão à vontade ou com quem tenhamos tanta intimidade que acabamos falando mais do que devemos e clamar para ser possuído pelo Espírito de Deus, pois, como diz o livro de Tiago, a língua é um órgão que ninguém é capaz de domar. E a Bíblia não estava exagerando quando disse "ninguém". É ninguém mesmo, nem eu nem você.
Bom, se você não entendeu bem alguma coisa escrita neste blog, me perdoe. Creia que tenho a melhor das intenções ao escrever aqui.
Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário