segunda-feira, janeiro 24, 2011

Errata

Depois que escrevi o post aí debaixo continuei a minha leitura e terminei um pouco incomodada. É que cheguei à conclusão de que fui injusta com José, por isso corri para me retratar.
Falei que José "se deu bem" por ter se casado com Maria, que ela poderia ter se casado com outra pessoa, mas não é bem assim. Deus escolheu Maria para mãe do Salvador, mas também escolheu José. Ele não estava na vida dela por acaso, mas tinha todos os atributos necessários para a missão de criar o Messias, ou você acha que Deus entregaria a Resposta para o mundo na mão de qualquer um?
Veja só o que a Bíblia diz acerca de José: Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente (Mt 1:19). Dizer que somos Justos hoje, depois da vinda de Jesus, é uma coisa. Falar que alguém era justo antes de Cristo é outra completamente diferente. Nós somos justos hoje porque somos justificados por Jesus. É assim: qualquer dívida que eu tenha, qualquer pecado que eu cometa, antes mesmo de o fazer, Jesus pagou o preço por ele. Se eu for enviada ao tribunal onde Deus julgará ímpios e justos, terei o próprio Jesus como advogado que comparecerá diante do juiz e apresentará as provas de que a dívida está paga. Quem pode contestar as provas que Jesus oferece?
Na época do Velho Testamento, a justiça estava baseada na lei, no cumprimento dos mandamentos. E se Deus diz que José era um homem justo, imagine seu caráter!
Que homem agiria como José diante da suspeita de ter sido traído? A Bíblia diz que, quando soube que Maria estava grávida, José prefereiu sair de fininho a infamá-la. A maior parte de nós pensaria em pôr a boca no trombone, xingá-la aos quatro ventos, acusar até mesmo sua família de não tê-la criado bem, mas não José. Se ela tivesse que ser conhecida por um fato assim tão terrível, que naquela época poderia causar até mesmo a sua própria morte, não teria a participação dele. Que lição!
Essas coisas me fazem parar para pensar no quanto tenho que aprender com tanta gente. Mesmo agora não ousaria dizer que agiria como José. Muitas vezes sou tão cheia da minha justiça própria! Embora devamos perdoar e deixar a vingança nas mãos do Senhor, quantas vezes cobramos pelo nosso perdão! Dizemos que só perdoaremos quando a pessoa se retratar, quando ela sofrer, quando nos procurar e se arrastar na nossa frente, quando a Bíblia nos ordena a ser prontos a perdoar. Colocar uma condição para o perdão, qualquer que seja ela, é estabelecer um preço. O que faríamos se Jesus estabelecesse um preço para nos perdoar? Que preço seria equivalente ao que Ele fez?
Em toda essa história, José se mostrou um homem totalmente pronto a obedecer a Deus. Veja só este versículo: E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher (Mt1.24). Deus falou com José através de um único sonho e este obedeceu. Fiquei pensando nesse fato. Quando Deus falou a Gideão para libertar os hebreus dos midianitas, ele pediu um sinal de que era Deus mesmo três vezes. O que Deus pediu a José era muitas vezes mais difícil de crer, mas ele creu prontamente e obedeceu. Realmente ele era um homem extraordinário.
Está feita a minha errata. Para os propósitos de Deus, nunca serve "qualquer um", aliás, Deus não fez "qualquer um". José era uma pessoa admirável, assim como eu e você. Todas as obras de Deus são admiráveis e, como diz Paulo, nós somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras.
Tenha um bom dia, obra-prima de Deus!



Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente (Mt 1:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário