segunda-feira, janeiro 03, 2011

Não Tenho Nada a Ver com Isso

É sábia a atitude de quem não se mete em questões alheias, aliás, Provérbios compara a atitude de quem assim o faz a pegar um cão pelas orelhas, ou seja, se soltar, será mordido. É bom tomar cuidado, cuidar cada um da sua própria vida. O problema é que, às vezes, o que os outros fazem nos atinge.
Por viver em comunidade, sou obrigada a admitir que o problema dos outros muitas vezes será meu também. Pode me atingir o que um motorista bêbado que está trafegando na mesma via que eu faz, o cigarro de alguém, apesar de eu não fumar, a irresponsabilidade de um pai que não cuida de seus filhos, até mesmo a falta de educação de quem joga lixo em qualquer lugar, o que poderá trazer consequências não só para mim, mas para as próximas gerações.
Lendo o capítulo 7 e 8 do livro de Josué, vi como a desobediência de um pôde ser tão danosa para uma nação. Deus deu uma ordem àqueles que enfrentariam Jericó: destruir tudo. O ouro e os bens valiosos que encontrassem não seriam dos guerreiros, mas acrescentados aos tesouros de Deus. É claro que Deus não precisava desses bens. Era apenas o teste da obediência.
Acã não conseguiu acreditar que o Deus que havia lhes prometido uma terra que manava leite e mel lhes daria mais do que um chão duro onde teriam de plantar. Ele cobiçou aquilo que Deus havia dito a ele para não pegar. Problema dele? Não. Problema de todos.
Josué partiu para a próxima batalha convicto de que a vitória seria deles. Deus não havia dito isso? Pois é. Mas ele não sabia que as condições de Deus não haviam sido cumpridas. Perderam a batalha, sofreram 38 mortes de pessoas que nada tinham a ver com o que fez Acã, saíram envergonhados e desanimados. Pense no que é isso para um líder que tinha pela frente inúmeras batalhas!
Olhe só como os teste de Deus são engradados, nessa segunda batalha, tudo o que encontrassem seria deles.
Ainda hoje esse mesmo teste está proposto a nós. Primeiro Deus nos manda entregar dízimos e ofertas não porque ele precise, mas para saber se confiamos, depois nos faz vencer batalhas muito mais rentáveis. Quantos não fracassam nesse teste!
Josué fez o que eu talvez fizesse no lugar dele: foi a Deus reclamar. E Ele, por sua grande misericórdia, resolveu a questão. Acã e toda a sua família foram mortos. Talvez você ache desmedida a punição,mas lembre-se de que naquela época a lei era olho por olho e dente por dente. Acã foi responsável pela morte de 38. Sua família pagou por cada um deles.
É certo que também teremos que enfrentar problemas que não fomos nós que criamos. O certo a fazer é agir como Josué: recorrer a Deus para saber o que fazer e como agir.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário