quarta-feira, dezembro 29, 2010

Contando apenas com Deus?


Quero conversar com vocês aqui hoje sobre um entendimento que tenho tido acerca dos propósitos de Deus. Como já disse aqui, tenho grande prazer em tentar compreender a Bíblia, por isso não a leio para decorar, para saber, para cumprir um cronograma, mas para descobrir como funciona a mente de Deus. E tenho feito descobertas incríveis.
Perguntei a Deus há algum tempo por que, quando Jesus andou pelo tanque de Betesda, cercado de tantos doentes que passavam o ano esperando que um anjo movesse as águas, curou apenas um homem. A resposta, é claro, só pode estar na própria Palavra.
Deus jamais viola o que Ele próprio diz. Está escrito que Ele exaltou acima de tudo o Seu nome e a Sua Palavra. E também que Ele não é homem para mentir nem filho de homem para se arrepender. Passarão céus e terra, mas as Suas palavras jamais haverão de passar. Eu poderia continuar aqui citando textos que falem sobre a veracidade e infalibilidade de Sua Palavra, mas me contento com esses aí.
O fato é que a resposta à pergunta está lá no que diz o paralítico. Jesus pergunta a ele se quer ser curado e ele responde que não tem absolutamente ninguém que o ajude. Poderíamos dizer: que pena que ele não tem relacionamentos! Mas em Isaías 41.13 está escrito: Porque Eu, o Senhor, Teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Como poderia o próprio Deus, andando em carne neste mundo, não ir ao encontro de um homem que só poderia contar com a Sua ajuda e com nenhuma outra? Há trinta e oito anos, o homem esperava por uma ajuda, mas esta nunca veio até que Jesus chegou.
O diálogo de Jesus com o homem é extremamente interessante: "Queres ser curado"? O homem não responde: "Quero", mas: "Não tenho ninguém que me ponha no tanque". É como se perguntassem a alguém: "Quer um sanduíche"? e a resposta fosse: "Não tenho dinheiro", quer dizer, é claro que quero, mas não tenho maneira alguma de obter isso. Ou quem pergunta oferece à pessoa o dinheiro, ou ela simplesmemte continuará na mesma condição, ou seja, ou Jesus dava a ele a ajuda de que precisava, ou continuaria na mesma por toda a sua vida.
Deus é realmente fantástico. Veio e providenciou a ajuda.
E você? Tem alguma necessidade tão grande que ninguém possa o ajudar?
"Não temas; Eu te ajudo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário