sexta-feira, dezembro 31, 2010

Leis São para Todos


Leis são leis e existem para serem cumpridas por nós e até mesmo por Deus. Foi Ele mesmo quem resolveu governar este mundo por leis universais, algumas escritas, conhecidas, outras que ainda precisam ser descobertas, exploradas ou até mesmo perscrutadas.
O desconhecimento da lei não nos desobriga de cumpri-la. Essa é uma máxima inclusive do nosso direito. O fato de não saber que o sinal vermelho obriga um carro a parar não isenta o condutor da multa salgada que virá. Paulo disse aos romanos que todos são indesculpáveis perante Deus porque muitas de Suas leis estão escritas na nossa própria consciência. A noção do certo e do errado por si só nos faz culpados de muitas infrações.
Como já disse, algumas leis de Deus são muito conhecidas, outras estão sendo descobertas aos poucos; parte consta da Palavra, parte apesar de desconhecida está regendo o universo e apenas se fazendo sentir. Demorou bastante tempo, por exemplo, para o homem explicar a lei da gravidade, mas seus efeitos sempre se fizeram sentir. Assim se dá com todas as demais leis de Deus. Elas são eternas, universais, imutáveis, gerais, aplicam-se a tudo. Como está escrito no Salmo 119.96: Tenho visto que toda perfeição tem seu limite, mas o teu mandamento é ilimitado, em outra tradução diz que os Seus mandamentos se aplicam a tudo.
Uma das máximas de Deus que se conhecem por Sua palavra é que a terra é nosso domínio. Quando o homem foi feito, o Senhor falou: “Dominai”e não “dominemos”. Isso quer dizer que Ele entregou o governo desta terra ao homem e nos fez com um corpo físico, de sorte que, para gerir esta terra, fomos feitos em parte terra. Somos feitos de alma, espírito e carne. A alma é o nosso ser essencial, o espírito a parte de Deus soprada em nós e o corpo a parte que se comunica com o mundo físico. Apesar de sermos espírito, nenhum espírito tem autoridade sobre o que aqui é material. Para agir, os espíritos precisam de corpos. É exatamente por isso que Jesus não poderia vir como um Espírito que perambulava pela terra. Era essencial que Deus se manifestasse em carne.
Quando pecamos, demos a satanás autoridade para governar esta terra, por isso, na tentação, ele quis negociar com Jesus o domínio ao dizer: “Tudo isso te darei se prostrado me adorares”. Jesus não disse a ele que isso era uma mentira, mas veio tamém para restituir ao homem o domínio. Assim, como somente carne para dar a luz a carne, Jesus nasceu de uma mulher, quer dizer, por um processo absolutamente normal, e viveu como um homem vive. Sabedor de tudo isso, Satanás tentou a todo custo impedir que Jesus viesse em carne, mandando matar todas as crianças nas vezes que pensou que o Messias poderia vir. Ele sabia que Deus se tornaria um menino e, se pudesse matá-lo, estaria tudo resolvido. Mas Deus é poderoso!
Deus não age por espíritos. Foram raríssimas as vezes em que Deus se manifestou em espírito a pessoas. A maior parte de Suas manifestações foram e são ainda hoje através das próprias pessoas. Deus habita em nós e nos usa para Seus propósitos.
Lá no Velho Testamento, a carne não suportou se relacionar com o Espírito de Deus, por isso pediu a Moisés que dissesse ao Senhor que não mais se manifestasse a homens, pois eles não podiam suportar a Sua glória, que era estarrecedora. O povo não quis ver a Deus, então Ele nunca mais se manifestou apenas em Espírito ao povo. Mas Moisés quis ver a Deus, por isso Ele continuou se manifestando em Espírito às raríssimas pessoas que, como Moisés, desejaram vê-lo. Josué foi um delas. Recebeu o legado de Moisés e, com isso, o privilégio de ver o Príncipe dos Exércitos do Senhor (Js 5).
Falar sobre tudo isso ajuda a mim e a você entender o que Jesus disse a Pedro quando afirmou: Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus (Mt 16.19). Nós conectamos ou desconectamos a terra ao céu, aceitamos ou rejeitamos o governo de Deus, nos submetemos ou não ao Seu domínio. Ele continua à porta batendo e se submetendo ao SE. “Se” alguém ouvir, “se”alguém abrir, Ele virá.
As nossas palavras têm criado decretos espirituais diariamente. Na maior parte das vezes, não é Deus quem está abrindo e fechando portas para nós mesmos, mas os decretos que temos feito. A Bíblia diz que seremos julgados por nossas palavras.
Tenho muitíssimo mais a dizer a respeito das leis de Deus e de como temos governado o mundo através do poder que Ele nos outorgou, mas deixo para um próximo post. Reflita sobre este assunto aqui que é seriíssimo.
Convido você hoje a, por meio de suas próprias palavras, convidar o Senhor a governar a sua vida, pois, de outra sorte, Ele simplesmente não o fará, pois continua se submetendo ao “se”.
Depois continuamos a nossa conversa. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário