quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Uma Pérola

Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. (Pv 7.1-3)

Sou mãe de um casal precioso. Dou conselhos a muita gente – sabem como é: todos gostamos de dar pitacos; nada oficial. Mas entre todas as pessoas com quem convivo, são os meus filhos quem mais quero que sigam os meus conselhos. Ah, como quero! Como quero facilitar a vida deles!

Salomão pegou seu maior tesouro, sua sabedoria e sua experiência, e transmitiu a seu filho, dizendo: “Filho meu, guarda as minhas palavras, esconde dentro de ti os meus mandamentos”. Esses não são os conselhos de Salomão para mim e para você, são os conselhos de Deus, as revelações do Espírito Santo para nós.

A Palavra de Deus é uma joia muito preciosa. Nada se pode comparar a ela. Se a amamos, guardamos e lhe obedecemos, as bênçãos vêm e nos alcançam, somos livrados de infindáveis males, podemos andar seguros.

Não podemos deixar os conselhos de Deus jogados ao vento, entrando por um ouvido e saindo pelo outro. A advertência é clara: “guarda as minhas palavras”. Todos nós já deixamos objetos soltos pela casa, não é mesmo? Às vezes, simplesmente não sabemos onde os colocamos. Fomos nós mesmos que os depositamos em algum lugar, mas onde mesmo? Nem nós sabemos. Não podemos deixar os ensinamentos de Deus soltos em algum lugar da nossa mente. Precisam ser cuidadosamente guardados.

Como guardá-los? De muitas formas. Veja o último versículo: “ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração”. O que quer dizer atá-los aos dedos, escrevê-los no coração? Quer dizer tê-los sempre perto, sempre à mão, sempre à vista, sempre na mente, escritos, decorados, como página de abertura no celular, como descanso de tela no computador, como quadro na parede, como dizer de uma pulseirinha ou um anel, como página principal de um caderno e, sobretudo, como pensamento recorrente, assunto da meditação diária. “Bem-aventurado o homem que na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1), de dia e de noite, de dia e de noite, no outro dia e na outra noite, neste dia e hoje à noite.

Não guarde o mandamento de qualquer maneira. Não o largue lá no armário do seu coração empoeirando. Está dito como deve ser guardado: “esconde”.

Boa parte das mulheres gostam de joias. Não deixamos nosso ouro em qualquer lugar. Nós o escondemos, guardamos trancado em alguma gaveta, numa caixinha especial. Quando possuímos algo muito precioso, não deixamos à vista. Temos cuidado redobrado. Por que esconder os mandamentos? Porque são muito preciosos. Eles dão vida, alegria, riqueza, saúde, paz. Não podem ser assunto de debate; têm de ser convicções. Não podem estar expostos aos que os desprezam ou não creem neles. Como diz a Palavra, não se deve jogar pérolas aos porcos. Quando estamos firmes numa verdade, não precisamos debater o assunto, até mesmo porque não interessa o que outros pensam a respeito. A verdade é a verdade e ponto final. Acreditem ou não, a verdade é absoluta. Precisamos estar firmes nela.

Guarde a lei como a menina dos teus olhos. Proteja suas convicções, os conselhos absolutos de Deus para você como você protege os seus olhos. Outro dia caiu um cisco no olho do meu pequeno. Ele me pediu para tirar. Os olhos são preciosos e sensíveis. Ele não os abria para eu ver. Insistia em apertar os olhinhos. Eu pedia que relaxasse e me deixasse soprar. Seus olhos estavam protegidos. Não usasse eu a força, jamais abriria os olhos. Eu decidi: nem toda força do mundo me fará arredar dos preceitos de Deus, mesmo que os considerem fora de moda, mesmo que pareçam ultrapassados, mesmo que todos à minha volta insistam em descrer.

Por fim: guarda os meus mandamentos e vive. Rá, rá, rá! Preste atenção nos verbos: guarda e vive. Entendeu? Não é guarda e morre, guarda e chore, guarda e sofre. Não! Guarda e vive. Isto, sim, é que é vida: andar com Deus, obedecer-Lhe, honrá-lO, amá-lO, aprender sobre Ele, servi-lO!

Veja só o que acontece com quem descobriu a delícia de esconder os mandamentos do Senhor: Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre (Sl 112:1-3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário