sexta-feira, dezembro 27, 2013

Oração e Dívidas

Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento. Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor. Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido (Ti 5:13-15).

Aqui estou novamente para conversar sobre oração. Talvez você pense: "Que assunto repetitivo. Não dá pra falar de outra coisa?". Acontece que a vida cristã se ergue sobre algumas bases. Três delas precisam fazer parte do nosso dia a dia: oração, leitura da Bíblia e adoração. Dentre elas, a mais "fácil" de praticar é a adoração (não posso me aprofundar nesse assunto hoje, por isso falo em termos gerais). Uma das formas de adorar é através da música e isso facilita bastante o processo. Em relação à leitura bíblica, o segredo é a constância, disciplina. Quanto à oração, estou caminhando no assunto e convido você a percorrer comigo esse caminho.

Passemos aos comentários acerca dos versículos acima. "Está alguém sofrendo faça oração; está alguém doente peça oração aos presbíteros e unção com o óleo. É isso o que está escrito lá. Veja que são soluções diferentes para problemas diferentes. 

Em relação a problemas físicos, questões de enfermidades, precisamos pedir ajuda, solicitar a homens cheios de fé e autoridade para orarem por nós e nos ungirem e, então, "a oração da fé" salvará o enfermo. É bom esclarecer que há outras maneira de receber cura, mas vou me ater a essa. Normalmente a doença nos abate, tira até mesmo a força que teríamos para orar. Em certos casos, o doente não tem força nem para se alimentar. É o caso. Seja física ou espiritualmente o doente precisa de ajuda. É exatamente por isso que os doentes precisam se manifestar, dizer como estão, ir ao médico. Ninguém o fará por ele. Poderá até levá-lo, mas não conseguirá a cura sem que seja ele próprio examinado.

No caso de sofrimento, porém, a situação é diferente. "Está alguém sofrendo? Faça oração". É interessantíssimo o verbo da resposta: FAÇA. Não está escrito: peça oração, mas, repito, faça oração. Não desconsidero a importância de orarmos uns pelos outros, mas quero desmitificar alguns de nossos conceitos errados, principalmente aquele do: "ore por mim".

Por que é tão importante que aquele que está com um problema na família, nas finanças, na vida sentimental, nos relacionamentos, na vida espiritual, no trabalho faça oração? Vamos pensar um pouquinho a respeito.

Problemas fazem parte da vida. São inevitáveis. Em certos casos, ou na maior parte deles, são causados por nossa falta de sabedoria em relação a muitas coisas. "O meu povo perece [sofre, tem problemas, passa por muitas dificuldades] porque lhe falta conhecimento" (Os 4.6). Quem deve buscar a solução? Em primeiro lugar aquele que tem o problema. Quem deve buscar a resposta? Em primeiro lugar aquele que fez a pergunta. Então, quem deve orar? Em primeiro lugar aquele que tem um problema.

Vou tentar tornar tudo mais claro para você falando um pouquinho sobre dinheiro. Se estamos afogados em dívidas certamente foi porque demos causa de alguma maneira ou acabamos envolvidos em compromissos maiores do que nossa capacidade de saudá-los, mesmo que seja por conta de um fato extraordinário como é o caso de uma despesa por problemas de saúde. Quando temos problemas financeiros o que devemos fazer? Correr atrás da solução. 

Pois o que vale para os problemas financeiros vale para os demais problemas. Não gostamos de dizer aos outros quão mergulhados em dívidas estamos. Aliás, antes de compartilhar nosso problema fazemos de tudo para resolvê-lo. E tem mais: se formos compartilhar nossos problemas financeiros não o fazemos com quem não possa nos ajudar a resolver. Não dizemos a uma pessoa que está numa situação pior do que a nossa: "Sabia que estou devendo dez mil e não tenho a menor ideia de como pagar?". Não. Não fazemos isso. Se compartilharmos um problemão desses o faremos com alguém em quem confiamos muito ou com alguém que pode nos oferecer algum auxílio, mas primeiro já tentamos resolver o problema, já fizemos a nossa parte.

Está alguém entre vós sofrendo? Ore. Está alguém entre vós devendo? Pague. 

Voltando ao exemplo, não dizemos a ninguém: "Ei, estou cheio de dívidas; será que você pode pagar para mim?". Se pedimos ajuda, dizemos: "Estou devendo dez mil reais e gostaria de saber se você pode me ajudar com alguma quantia". Não sei por que agimos diferentemente em relação aos demais problemas. Está alguém sofrendo? Antes de chorar, reclamar amaldiçoar o dia em que nasceu ou até mesmo buscar oração devemos nós mesmos orar. O dono da dívida deve ser o primeiro a apertar os cintos e tentar pagar; o dono do problema deve ser o primeiro a se ajoelhar, parar tudo e orar. Simples assim.

Por que um post tão grande e tão repetitivo? Porque esse assunto é importantíssimo. Precisamos crescer na nossa vida de oração. Quem ora antes de tudo se envolve em menos problemas. Quem ora antes de tudo tem direção. Quem ora antes de tudo está sensível para deixar Deus dirigi-lo. Quem vence suas batalhas em oração está preparado para novos desafios semelhantes, assim como quem paga as próprias contas sabe até quanto pode gastar.

Não quero desmerecer aqui a importância de buscar ajuda, de ter amigos, cultivar bons relacionamentos, ter parceiros de oração. Mas quero encorajá-lo a tomar as rédeas da própria vida, sobretudo no que diz respeito aos assuntos espirituais. 

Para encerrar o post, mais um lembrete. Como disse, não contamos a qualquer um os nossos problemas financeiros e àqueles a quem contamos dizemos exatamente como podem nos ajudar. Em miúdos, não devemos dizer a qualquer um: "ore por mim". Errado. Devemos dizer apenas a quem pode nos ajudar a resolver o nosso problema, a alguém que reconhecemos como sendo uma pessoa de oração: ore por isto, isto e aquilo, estou com esse e aquele problema e preciso de ajuda. O que isto quer dizer? Deve ser uma pessoa confiável o suficiente para nos aconselhar e levar o problema para Deus - realçando: para Deus e mais ninguém.

"Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça" (Ef 4:15).

Crescer em oração - meta atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário