sábado, junho 02, 2012

Tudo novo. Maravilha!

Começou um novo mês. Ontem foi o primeiro dia do mês de junho. Pode parecer apenas mais um dia, apenas mais um mês, que nem é o primeiro do ano, aquele em que decidimos mudar tudo o que não deu certo no ano anterior, em que fazemos pactos interiores, muitas e boas promessas, mas hoje é o Dia da Oportunidade.

Ontem estava lendo o livro de Eclesiastes, que considero um dos mais intrigantes da Bíblia, e fiquei impressionada com a perspectiva negativista de Salomão, o homem mais sábio que tinha existido até então. Ele começa dizendo: “Vaidade, vaidade, tudo é vaidade”. Permita-me mudar a tradução para a da nova Bíblia que comprei e que até indico para você, a Bíblia na linguagem contemporânea: "Vazio, tudo é um grande vazio" (Ec 1.2)! E continua: "O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós" (Ec 1:9-10).

Observar a vida, tentar entender tudo transformou-se em muita canseira para o sábio. Na verdade, o que aconteceu com ele foi que sua sabedoria, seu dia a dia, sua desobediência aos princípios de Deus fizeram dele uma pessoa distante do Senhor e isso tirou completamente o sentido da sua vida. Ele acabou concluindo que tudo era sempre igual, que a vida não tinha sentido, que, mais cedo ou mais tarde, iria morrer e ponto final.

A vida não é enfado e nem canseira. É bom demais viver! É bom demais ver um novo dia! É bom demais viver a entrada de um novo mês!

Tudo é igual para quem permanece o mesmo, porque quando eu mudo tudo muda. Os dias não se repetem, o sol não se põe do mesmo modo, as estrelas não brilham na mesma intensidade, nunca se ouve a mesma música da mesma forma...

Deus não gosta de mesma coisa e, embora não mude, não se repete. É maravilhoso ler sobre as curas efetuadas por Jesus nos Evangelhos. Mesmo que seja a mesma doença, como a cegueira, por exemplo, a um curou fazendo lodo e passando nos olhos, a outro apenas impondo as mãos... Não deixou uma fórmula.

O fato é que Deus gosta de novidades e espera que gostemos também. Ele disse em Sua Palavra: “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis (Is 43:18)? Essa pergunta que Ele nos faz me intriga: "Acaso não o percebeis"?

Não precisamos ficar presos no passado. Aliás, veja o conselho que o livro de Eclesiastes nos dá: "Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim" (Ec 7.10). Talvez sua vida hoje não esteja tão boa quanto foi um dia, mas hoje é um novo dia de um novo mês. Enquanto há vida há esperança! Aleluia!

Por outro lado, pode ser que você esteja indo muito bem, mas ainda está preso em um fato do passado, magoado com alguém, decepcionado, infeliz por alguma circunstância. Perdoe, esqueça, passe por cima. Não há futuro no passado!

Eu já me decidi: este será o melhor mês da minha vida até hoje - e olha que os meus dias têm sido bons!

Siga o conselho de Deus: "Andemos em novidade de vida" (Rm 6.4)! Faça alguma coisa diferente. Celebre a vida. É bom demais viver!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário