terça-feira, junho 05, 2012

Abra o pacote!

Não sei se você entende alguma coisa de tradução, se fala outro idioma, se já teve oportunidade de ir a outro país, mas devo dizer que traduzir não é nada fácil. Nem sempre se encontra a palavra certa. Lembro-me de quando andei com um grupo de ingleses e tentei explicar para eles o que significava a palavra “saudade”. Eles não têm uma palavra assim. O mais próximo é “miss you”, que não é a mesma coisa, não tem a mesma dose de sentimento.


A Bíblia foi escrita em várias línguas: alguns pedaços em grego, outros em aramaico e outros em hebraico. E traduzi-la não foi nada fácil. Perde-se muito do original. Admiro extremamente o trabalho dos tradutores e amo as facilidades da Internet. Acha-se quase de tudo na rede.


Hoje quero falar um pouco sobre salvação, porque me preocupo bastante com a falta de conhecimento, pois ela pode ser mortal. Como diz a Bíblia: O meu povo é destruído porque lhe falta conhecimento (Os 4.6). Parece tão simples sair dessa, não é? E de fato é. Se Deus estivesse falando que somos destruídos porque os inimigos são muito fortes, creio que nos prepararíamos para as batalhas; se Ele dissesse que somos destruídos porque temos poucos recursos, correríamos atrás deles; se dissesse que nos faltam amigos, aumentaríamos a nossa rede de contatos. Mas o que Ele disse é muito simples e depende única e exclusivamente de nós: só nos falta conhecimento.


Ontem lia Provérbios 4 – voltei a ler o capítulo do dia. O sábio fala em todo o texto sobre a importância da sabedoria. Diz que devemos comprá-la. Se preciso, gastar tudo o que temos para adquiri-la e acrescenta: se a tivermos como foco, muitas coisas boas nos advirão - aumento de dias, honra, riqueza... Quero resumir o capítulo para você com o verso 7: A sabedoria é a coisa principal. Se Deus diz que é o principal é porque “é o principal”, certo?

O cerne do Evangelho, a maior boa nova que nos foi deixada é a notícia da salvação: Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Rm 10:9). Jesus veio para nos dar a salvação e isso não significa apenas que iremos ao céu. É claro que é maravilhosa a notícia de que Jesus nos aguarda no céu. Aleluia! Mas que diferença faz ser salvo enquanto estamos na terra? A salvação é apenas uma obra futura? E para o agora: nada?


A resposta é: para o agora, tudo, absolutamente tudo. Como assim? Agora volto ao começo e chamo você a vir comigo adquirir conhecimento.


Para se referir à palavra traduzida por “salvação” na Bíblia, o vocábulo utilizado foi “sozo”. Esse termo é utilizado com cinco significados diferentes: cura, libertação, proteção, provisão e perfeição (que se traduz melhor como maturidade). Na verdade, é um pacote completo para agora e para o futuro. Para o futuro, a companhia maravilhosa do nosso Senhor e uma morada eterna e permanente no céu; para agora, cura, libertação, proteção, provisão e maturidade.


Receber a salvação apenas no aspecto futuro é como receber um presente e não abrir o pacote. É como pegar uma caixa, se alegrar com o presente, mas não saber realmente o que há lá dentro. Ou, melhor, é como ganhar algo e não saber como usar.

Eu tenho um problema sério – gostaria de falar que a maioria das mulheres é assim, mas vou me limitar a mim mesma –: odeio ler manuais. E daí? Só sei fazer o que me ensinam. E pior: nem quero aprender a fazer muita coisa. Vou explicar. Meu marido adora trocar de equipamentos. Compra um celular, troca por outro, depois pega o mais novo. E eu herdo os anteriores. E o que faço com eles? O mesmo que fiz com o primeiro que tive na minha vida: uso o alarme, o telefone, mensagem e um ou outro aplicativo. Não ligo a mínima se ele fala, dá piruetas, me permite falar com a lua. Dando para ligar para a minha galera, está bom demais.


Jesus veio para nos mostrar que é possível ter vida abundante aqui na terra. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10.10). Ele quer que tenhamos vida abundante aqui e agora. E você considera abundante uma vida doente, miserável, imatura, cheia de medo, preocupada? Não pode ser assim.


Na verdade, a vida que o Evangelho quer que tenhamos é esta aqui: Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação (Fl 4.11). Quando Paulo escreveu isso, estava preso no corpo, mas livre na alma. Considero a carta aos filipenses a mais alegre que ele escreveu. Nem parece que foi escrita por um prisioneiro.


A vida plena que nos está disponível só depende de abrirmos o pacote da graça de Deus e nos apropriarmos de tudo o que está lá dentro. E sabe como se faz isso? Pela fé. Basta acreditar - precinho bem barato, não é? Porque pela graça sois salvos [curados, libertos, protegidos, cheios de provisão, aperfeiçoados], mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8).


Você pode usar só a função “ligar” do celular da salvação; pode usar só a função “mensagem”; só a função “ir para o céu”; mas o melhor mesmo é abrir o pacote e usar tudo. Você pode agora ser salvo, ser curado, receber a provisão de que precisa, ser liberto dos seus medos, das suas deficiências, dos seus traumas, deixar de ser criança e amadurecer no entendimento, apropriar-se de tudo o que Deus tem para você. Consulte o fabricante. Aprenda com aqueles que já usam as outras funções.


Abra o pacote!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário