segunda-feira, agosto 01, 2011

Bem alto mesmo!

Embora poucas vezes tenhamos consciência desta verdade: somos seres espirituais. Muitas vezes não damos muita atenção ao nosso espírito. Quando foi a última vez que você recebeu um elogio por ser uma pessoa cheia de Deus? Mas não é preciso mais do que um minuto para alguém falar do nosso peso, do nosso cabelo, da nossa roupa. Por quê? Porque o exterior é mais visível.

Como diz o Pr. Myles Munroe, um dos piores inimigos da fé é a vista: Porque andamos por fé, e não por vista (II Co 5.7). A visão nos ilude, nos mostra a aparência do que é, mas não a realidade. O mundo espiritual é tão real quanto aquilo que eu vejo, tem leis às quais devo obedecer e a que, mesmo que não conheça, estou submetida. Gálatas 6.7 diz: Tudo o que o homem semar, isso também ceifará.


Quem vive com base nas leis desta terra deve esperar muito pouco: no máximo uns oitenta e poucos anos, algum dinheiro que depois ficará para pessoas que até brigarão por ele, muito trabalho, algumas alegrias... Na verdade, o que temos aqui é muitíssimo pouco quando se compara à nossa alma imortal que passará uma eternidade em algum outro lugar que está sendo preparado aqui e agora.


Existe algum segredo para ter tudo aqui e lá? Claro que sim. A terra não é o purgatório. Pode ser um lugar muito prazeroso, mas apenas se, e tão somente se vivermos como cidadãos do céu e não da terra. Como diz Paulo: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (I Co 15.19). Quem vive aqui com a mente lá no céu suporta coisas inimagináveis, não se abala por uma fofoquinha aqui e ali, por uma situação financeira apertada, por uma saúde frágil...


Chamou-me a atenção a história de certo homem chamado Estêvão. A Bíblia conta que ele foi acusado de coisas que não havia feito. Mas ele obedecia a um texto a que eu quero muito obedecer: Pensai nas coisas do alto, não nas que são aqui da terra (Cl 3.2). Quem pensa nas coisas do alto vive diferente, cria uma casca grossa e um coração tão mole, tão mole que o amor não consegue ficar lá dentro; flui por todos os poros.


Consta de sua história que, por causa das acusações mentirosas, resolveram matá-lo apedrejado. Ele tinha dois lugares para onde olhar enquanto isso ocorria. Confesso que ainda não cheguei à condição e ao preparo dos mártires. Estêvão poderia ter fitado seus acusadores com aquele olhar de: "Olha só o que vocês estão fazendo; vocês vão pagar por isso". Acho que eu faria isso. Muitas vezes já tive vontade de ouvir algumas pessoas falarem na minha cara o que sei que dizem pelas costas. Isso só prova o quão longe ainda estou de onde Deus me quer, mas não me acuso, não. Prossigo para o alvo. Estou melhorando. Como diz Prov. 4, a minha vereda está brilhando mais hoje. Já fui pior.


Enquanto era apedrejado, a Bíblia conta que Estêvão olhou para o céu e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem, em pé à destra de Deus (At 7.56). Ele olhava para o alto e não para a terra, por isso até mesmo perdoou aqueles que o mataram. Este é o segredo: olhar para as coisas do alto, pensar nas coisas do alto, viver com base no alto, assentar-se nos lugares celestiais em Cristo e reinar de lá sem esperar ser glorificado aqui, pois pode nos esperar uma cruz ou muitas pedras - tenho certeza de que você também tem recebido algumas, não é mesmo?


Pois é. Treinamento, treinamento, treinamento, esforço, esforço, esforço, clamor, clamor e clamor para que Deus nos ajude a entender que somos do alto e não daqui.


Grande beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário