sexta-feira, outubro 18, 2013

Limpando os Óculos

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, o qual nos declarou também o vosso amor no Espírito (Cl 1.1-8).

É bom demais ler a Bíblia sem pressa, palavra por palavra, versículo por versículo, parando, pensando. Acho que isso faz parte do momento que estou vivendo. Tenho feito grande esforço para fazer tudo mais lentamente. Comer devagar é uma delícia. Saboreio cada pedaço. Como primeiro com os olhos, sinto o cheiro, observo as cores, até irrito minha família – ninguém pode se levantar enquanto todos não terminamos (rsrs); isso alonga os momentos. Com a Bíblia estou fazendo o mesmo: devagar, muito devagar. Quero ler o que está escrito e o que não está escrito, a palavra e o silêncio, a letra e a imagem, entrar na história, vivê-la.

Deixe-me levar você comigo para uma viagem no texto acima. Segundo historiadores, é muito provável que Paulo, quando escreveu esse texto, era um prisioneiro. Também afirmam que ele não conheceu pessoalmente a igreja de Colossos, que ficava numa região populosa e rica, cheia de gnósticos, gente afirmava que Deus era tão elevado que, para ter acesso a Ele, era preciso da ajuda de deuses menores – por isso a afirmação na carta sobre o culto aos anjos.

Em todo lugar, gente é gente, quer dizer, onde há gente há problema. Certamente essa igreja tinha problemas. O objetivo das cartas de Paulo é sempre elucidar questões que geravam divergências na igreja, que podiam de alguma maneira expor a comunidade a perigo.

Certo homem chamado Epafras vai até Paulo dar um relato sobre o desenvolvimento da igreja dos colossenses. E o que diz? Conta os problemas por que estão passando? Cita as pessoas mais difíceis da igreja? Fala sobre o desafio de levar o evangelho a uma região rica? Não, não e não. Que lindo era Epafras! Levou um monte de boas notícias – Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos [...] também o vosso amor no Espírito. Em outras palavras, Paulo foi informado do amor de uns pelos outros e de todos por Deus.

Que bom é ter um Epafras na nossa vida, um mensageiro de boas notícias, alguém que anima, foca no que é bom, consola. A igreja tinha problemas? Certamente. Epafras desesperou Paulo falando dos problemas? Não. Animou o apóstolo ao informá-lo do progresso do Evangelho naquela região. Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! " (Is 52:7).

Tão bom quanto ter um Epafras na vida é ser um Epafras. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração (Lc 6:45). Com certeza Epafras tinha um bom coração, bons olhos – A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz (Mt 6:22). Quando vemos a vida com bons olhos, enxergamos mais o bem do que o mal, consequentemente, falamos coisas boas. Quando somos negativos, minimizamos o que é bom, ampliamos o que desagrada, temos uma fala venenosa, contaminamos os que estão ao nosso redor se não estiverem vacinados. A boca fala do que está cheio o coração e a forma como os olhos veem a vida é que enche o coração.

Preciso abrir um parêntese aqui. Convivo de perto com uma pessoa muito negativa. Nada está bom. Não sei como se aguenta. Sei que a vida dessa pessoa não é fácil, mas, sinceramente, para quem a vida não está difícil? Os desafios estão aí. Precisamos enfrentá-los. Reclamar não resolve. Se encararmos tudo de uma maneira positiva sofreremos menos. Basta a cada dia o seu mal (Mt 6.34). Como diz Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque não chegou ao fim”, simples assim.

Agora é bom falar um pouquinho também do outro personagem da história: Paulo. Ele não era o pastor da igreja de Colossos, provavelmente não conheceu essa igreja, não foi seu fundador, mas demonstrou se sentir responsável por ela. Que lindo, né? Estamos tentando transferir responsabilidades para os outros enquanto Paulo toma responsabilidades para si. E mais: era intercessor de uma igreja que não conhecia. Será que temos tem intercedido pelos que conhecemos? Indo um pouquinho mais longe: será que temos intercedido pelos da nossa casa?

Tenho lido as cartas de Paulo uma após a outra. Fico impressionada ao ler as orações que ele fazia pelas igrejas. Sempre começa dizendo que agradece. Agradece a Deus pelos filipenses, pelos colossenses, pelos tessalonisenses. Reconheço que muitas vezes minhas orações pelos outros eram mais para reclamar deles ou resolver problemas, colocar situações ruins diante de Deus do que para agradecer. Graças a Deus isso mudou! Estou limpando os meus óculos com o lenço da Palavra. Ler a Bíblia muda a nossa forma de ver a vida. Viver é uma graça! Pessoas são presentes! Orar é alívio! Ter Deus é tudo! Ler a Bíblia é um must!

Nenhum comentário:

Postar um comentário