segunda-feira, outubro 21, 2013

Deus é inocente!

Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória (II Pe 1:3, 4 NVI).

Estudar é meu hobby. Antigamente dizia que era ler, sobretudo a Bíblia. Agora não mais. Tenho estudado a Bíblia, com comentários, dicionários, todo suporte necessário. Que prazer! 

O texto acima faz parte da longa lista daqueles que queria entender. E comigo é assim: sento-me para estudar e, de repente, o Espírito Santo acende a luz acerca de algo e eu tenho vontade de gritar: eureka! Agora entendi! Uhuh!

Compartilhar abençoa mais a mim do que a você. Aquilo que a gente ensina fixa melhor. Então vamos lá.

O verso acima diz que Deus já nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade. O que quer dizer a afirmação de que Ele me deu tudo o que diz respeito à vida? Qual vida? Aqui ou lá no céu? Há uma máxima do direito que diz: "quem pode o mais pode o menos". Se você entende que Ele já nos deu tudo o que diz respeito ao céu, é claro que temos tudo o que diz respeito à terra. O céu é o mais, a terra é o menos, é óbvio. Se Ele nos deu toda a riqueza que há no céu, por que não nos daria as pequenas coisas que há na terra?

Muitos textos falam sobre isso. Vou colocar apenas um para reforçar o argumento: Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? (Rm 8:32). Não sei como você entende a expressão "todas as coisas", mas quando Deus diz "todas as coisas" são "todas" mesmo. Temos todas as coisas necessárias a esta vida.

Passemos à segunda palavrinha: piedade. Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade. O que quer dizer piedade? Fui ao dicionário bíblico. Permita-me copiar aqui para ajudá-lo a entender. Serei breve:

As palavras piedade, piedoso(a) e piedosamente são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento, e frequentemente são mal-entendidas. A nossa palavra "piedade" vem do Latim, e tem dois sentidos: "1. Amor e respeito às coisas religiosas; religiosidade; devoção. 2. Pena dos males alheios; compaixão, dó, comiseração" (Novo Dicionário Aurélio, 2ª ed.). Na linguagem popular, e muitas vezes no Antigo Testamento, a palavra tem o segundo sentido e traz a idéia de compaixão. Mas, no Novo Testamento, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção a Deus ou respeito às coisas religiosas. A palavra grega normalmente utilizada é theosebeia, que obviamente inclui Deus (theos) como o objeto da devoção.

É o seguinte, tudo o que diz respeito à vida física, às coisas deste mundo nos foram dadas. O Senhor é o meu Pastor e de NADA sinto falta (Sl 23.1). Pode perguntar: "Keila, tem um monte de coisas que eu quero e não tenho. Como assim não tenho falta de nada?". A menos que Deus esteja mentindo, o que é impossível, a você foi dado tudo o que você precisa com relação à vida. Leia de novo o texto aí de cima. Deus não mente - Para que por duas coisas imutáveis [Suas decisões ou Sua Palavra e Seu juramento] nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta (Hb 6.18).

Talvez você queira se encontrar comigo para me contar as coisas essenciais de que sente falta. Eu faço então a pergunta: a culpa é de Deus? Deus está em falta com você ou você não está administrando sabiamente os recursos que estão nas suas mãos? Você tem cuidado direitinho das "todas as coisas" que Ele disponibilizou?

Estou na mesma situação que você em algumas áreas. Tenho desafios enormes, mas DEUS É INOCENTE. É a minha falta de sabedoria que me conduz a muitos problemas. Repito: Deus é inocente e eu, culpada. Mas não aceito condenação. Estou melhorando e sei que, no final, tudo se resolve. A esse respeito, trago este texto aqui que eu amo: De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados (Lm 3:39). Em vez de nos queixarmos de Deus, queixemos da nossa falta de sabedoria e corramos atrás.

Voltemos ao texto, olhe como ele termina magistralmente: por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Como me aproprio de tudo o que Ele tornou disponível? Por meio do pleno conhecimento, não de um conhecimento superficial, do domingo à noite, de cinco minutos. Pelo pleno conhecimento de Deus. Nossos problemas são proporcionais à nossa falta de conhecimento. Nossa tranquilidade, bem-estar, alegria, vitória, paz... proporcionais ao nosso conhecimento de Deus e de tudo o que Ele nos deu.

Em suma: tudo o que é preciso para a vida nesta terra já nos foi dado. E melhor: tudo o que é preciso para o exercício da nossa devoção, para nossa vida espiritual, o que diz respeito à piedade, nos foi dado. Aleluia! Não há barreiras no nosso relacionamento com Deus, não há mistério, não há dificuldade. Tudo o que diz respeito à piedade, devoção, relacionamento com Deus está disponível agora. 

Usufrua da bondade de Deus. Nenhum problema vem dEle. Ele é inocente e socorre aos que pedem ajuda. Usufrua de Sua graça, receba Sua bondade. Está tudo disponível. Sorria!

 Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir (I Tm 4.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário