terça-feira, agosto 28, 2012

Revolução

Antes de falar do assunto que quero abordar, preciso testemunhar a importância de estar no lugar certo. Estive, esse último fim de semana, no Congresso Mulheres Diante do Trono. É um lugar onde se trata de assuntos femininos, dos nossos dilemas, das nossas dúvidas, da nossa missão. Eu já disse várias vezes aqui no blog que existem lugares e lugares. Certos ambientes são propícios para confusōes. Aqui em Brasília, dificilmente num show não há brigas e confusōes. O que você imagina que acontece num lugar onde as pessoas vão para ouvir Deus falar, para conhecer os princípios da palavra? É claro que Ele se manifesta ali.

Faça o que for possível para estar em lugares onde o Senhor verdadeiramente é invocado. Ele prometeu: "Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes" (Jr 33.3). Nós precisamos nos lembrar sempre deste texto: "Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo (Nm 23:19). Para cumprir o que prometeu, Deus não se limita a circunstâncias, a pessoas, a "estado de espírito". Ele não é volúvel e não muda de opinião. Se disse que, quando invocamos, Ele responde, é porque está resolvido a responder mesmo. Então é simples. Chame por Ele e poderá ouvi-lo falar, mesmo que pela boca de uma mula se for preciso.

Deus está operando uma transformação maravilhosa no seu povo e eu fui contaminada pelo vírus do amor que infectou a igreja da Lagoinha. Voltei diferente do congresso e o fruto não foi tanto as palavras que lá ouvi, afinal, ouço palavras até mesmo pela Internet. Mas me impressionou a simplicidade, o amor e a doçura do povo.

O incrível de nos depararmos com algumas pessoas é que há em alguns tanto de Deus que você olha para si mesmo e vê quão miserável ainda é, quão pequeno, quão limitado. Entretanto, quando é Deus que nos expōe isso, não ficamos para baixo com essas constataçōes, mas nos enchemos de força, de um desejo profundo de mudança.

Passemos ao assunto de hoje: uma revolução.

Eu não gostava muito de estudar história, até porque a maioria dos professores que tive fiziam a matéria parecer um assunto desconexo. Era horrível ter que decorar os motivos por que Esparta e Atenas brigavam, as datas comemorativas, os grandes vultos da humanidade - e para mim eram só um vulto mesmo; viravam nada na minha memória rapidinho.

Nos muitos milênios de existência da humanidade, muita gente passou pela terra despercebida. E até hoje muitos nem sabem o que estão fazendo aqui, a que vieram, aonde vão, o que fazer para ter uma vida significativa. Mas alguns fizerem história e perpetuaram seu nome para sempre, a maior parte deles revolucionários.

A vida está passando, o nosso tempo está passando. Há tanto acontecendo! E o que estamos fazendo de significativo para as pessoas, principalmente para as que nos cercam?

Comprei um livro maravilhoso que fala sobre a vida de dois monges que resolveram gastar mais e mais tempo com Deus e ele tem mexido muito comigo. Quando vamos a Deus, Ele nos envia às pessoas, afinal, Seu interesse é salvá-las, o que inclui maturidade, libertação, cura, proteção e provisão, maiores necessidades da humanidade. Ontem, depois de ler o capítulo do dia, já que resolvi sorver muito devagar as doses de sabedoria do livro, pedi ao Senhor para me conduzir em cada segundo daquele dia. E onde fui parar? No cemitério e num hospital.

Muitos sabem que ministro louvor na igreja. É um privilégio muito grande. Mas há tempos não ministro louvor como o fiz ontem, num hospital, cantando com cinco ou seis pessoas. Visitei a Neusa, mãe da Débora, que muitos conhecem. Ela passou por uma cirurgia no cérebro e passa bem. Deitadinha me pediu para cantar "Se o mar me submergir a Tua mão me traz à tona para respirar e me faz andar sobre as águas"... Voltei para casa quebrantada. Agradeço ao Senhor por ter ministrado o louvor mais poderoso dos últimos tempos. Cantava por ela e cantava por mim.

Ouvi o quarteto do meu pai cantar no velório do avô da Débora - a família precisa de oração; veio tudo de uma vez. Lembrei-me de quantas vezes acompanhei meu pai que cantava nas igrejas por aí, para gente sadia que muitas vezes critica tanto. E pensei na glória de consolar uma família com um cântico, com a presença, com uma palavra.

Estou sendo moída por dentro. Quero livrar-me do desejo tão humano de sucesso, de glamour, de fama, de estar entre os primeiros e fazer o que realmente importa. Há muita oposição e muita competição para fazer algumas coisas, mas há muitos lugares ainda aonde ninguém quer ir, onde dão desculpas para não estar.

Confesso que há tempos não me sinto tão feliz depois de um cântico. Que delícia! Que glória! Nada como estar no lugar certo, na hora certa! Quero mais. Certamente visitarei a Neusa outras vezes e já me preparo, porque sinto que Deus me enviará a outros lugares. O mundo é tão grande, há tanta gente necessitada, para que competir? Há trabalho e oportunidades suficientes para todos - estou certa disso.

O monge do livro me ensinou que, quando estamos dispostos a obedecer a Deus, não precisamos procurar oportunidades, elas simplesmente aparecem. Apareceram para mim ontem. Não procurei por elas. Aliás, quantas vezes eu recusei esse tipo de programa! Não há sensação melhor do que a de ter feito a coisa certa.

Quando chegar a você uma oportunidade de abençoar uma pessoa com um presente, com um dinheiro, com sua presença, com uma oração , não perca. A vida passa tão rápido!

Estou compreendendo cada dia melhor a oração de Paulo lá do capítulo um de Efésios: oro para que Deus abra os olhos do seu entendimento. Quantas vezes as oportunidades se abriram para mim e eu escolhi desprezá-las! Quantas vezes eu fechei portas abertas por Deus para fazer coisas que qualquer pessoa poderia no meu lugar!

Em alguns lugares somos importantes, em outros, fundamentais, necessários. Quero aprender a nunca deixar que o urgente substitua o mais importante. O essencial é essencial. O que deve vir primeiro deve ter o primeiro lugar. Certas oportunidades não voltarão jamais.

Quero aprender a pensar com o coração, movida por um sentimento profundo de amor e compaixão. Não posso fazer muita coisa, não consigo mudar o mundo inteiro, mas posso alegrar o dia de uma pessoa, dizer uma palavra boa ao aflito, mostrar uma luz para quem está olhando para o túnel sem enxergá-la, ajudar alguém a sorrir mesmo que seja da sua própria desgraça, iluminar um pouquinho o ambiente, adoçar a vida que está tão amarga para muita gente.

Ajude-me nessa revolução. Olhe para as pessoa diferente. Perdoe quem fechou seu carro no trânsito. Sabe-se lá que tipo de estresse está passando. Pense na tristeza de comecar o dia mal-humorado. Dê um sorriso a quem o vir. Não custa nada, não dói e ainda rejuvenece. Pague um cafezinho para o seu amigo do trabalho. Alegre alguém. E verá como isso volta multiplicado a você.

A revolução que proponho hoje não é para mudar o mundo, mas para mudar você mesmo. Decidi revolucionar minha vida.

Tenha um ma-ra-vi-lho-so dia!!!

Um comentário: