terça-feira, julho 13, 2010

E aí, Coroa?


Os nossos ornamentos dizem muito sobre nós. As nossas roupas, o nosso penteado, nossas bijuterias, nossa bolsa e todo o aparato típico das mulheres diz muito sobre ela própria e, às vezes, até enganam. Como diz aquele antigo ditado: “As aparências enganam”. Mas há outro ainda que diz: “A primeira impressão é a que fica”.

Quando compomos todo o nosso visual, nós nos damos a conhecer. Segundo o sábio escritor Mike Murdock, nossa aparência é o presente que damos ao mundo. É possível saber muito da pessoa pelo seu vestuário, até mesmo que cargo ela ocupa. Pelo uniforme, podemos saber que alguém faz parte das Forças Armadas. E pelo número de estrelas em seu uniforme é possível saber até mesmo a sua patente.

Não sei se você sabia disso, mas a mulher casada é um ornamento do marido. A Bíblia diz em Provérbios 12.4: A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos. Não sei se você já teve tempo para refletir sobre isso, mas o assunto é interessante. Sem a coroa, todos os homens são “iguais”, mas, quando a colocam, fica conhecido do mundo que não se trata de um qualquer, mas, sim, de um rei. Isso está confirmado lá em Provérbios 31.23, repetido de uma forma diferente. Lá diz que o marido da mulher sábia é respeitado entre os juízes da terra e se assenta com os anciãos, que eram, naquele tempo, os responsáveis pelo governo. É claro que Deus poderia muito bem ter dito que o homem sábio será colocado entre os juízes, mas está escrito lá “o marido da mulher sábia”.

Não quero dizer com isso que dependa integralmente de você tudo o que o seu marido está experimentando e até mesmo quem ele é. Seria uma visão muito simplista. Mas também não podemos nos esquecer dos exemplos maravilhosos que temos na Palavra. Jezabel fez de Acabe um rei terrível; Herodias, mulher que se casou com o seu próprio cunhado, obrigou seu marido a um ato hediondo: matar João Batista; Abigail foi um livramento para seu marido tolo; Priscila, foi o braço direito de seu marido, Apolo. Quer saber mais sobre grandes mulheres, leia a Bíblia.

Bom, as coroas não são todas iguais. Há coroas de prata, coroas de ouro, coroas cravejadas de pedras preciosas e também coroa de espinhos. O complemento deste texto diz que a mulher tola é como podridão nos ossos. Quando li isso fiquei pensando por que Deus usou essa alegoria em relação à mulher tola. Cheguei à seguinte conclusão: o homem que tem uma mulher tola não tem estrutura alguma para caminhar, perde o equilíbrio, não tem sustento. Imagine como é terrível ter ossos amolecendo, se esfacelando!

Confesso que considero extremamente séria, pesada até essa incumbência. Dizer que eu posso aumentar o valor do meu marido é algo extremamente grave. Que Deus tenha misericórdia de nós mulheres!

Quero também alertá-la de que o valor que ele terá depende diretamente do valor que você dá a você mesma. Deus quer nos purificar. Ele fala sobre tirar as escórias da prata (podemos ser uma coroa de prata), sobre purificar o ouro. E como saber qual é o nosso valor? Andando com Deus e se deixando purificar. Só o Senhor pode agregar valor a nós. Sem Ele, nada do que foi feito se fez (Jo 1.3).

Deixe-se purificar! Espero que sejamos mulheres de ouro!


Um beijo, mulher preciosa, diamante, coroa (rssss)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário