sábado, setembro 08, 2012

A Árvore

Nem todos os dias são de glória, embora devessem ser. Às vezes, acordamos entristecidos, afadigados, doídos pelos embates da vida, pelo desconhecimento do futuro, pela insegurança. São tantas coisas a fazer, tantas decisōes a tomar e nem sempre estamos convictos de que temos feito a coisa certa.

Não sei se isso tem a ver com a qualidade do nosso sono, com a quantidade de pressão a que estamos submetidos ou com o estado do nosso espírito, mas sei que não há nada melhor do que começar o dia na presença de Deus.

Hoje me dispus a ser um canal de Deus para você, transmitindo-lhe aquilo que o Senhor me disse, dando-me paz diante de tantas incertezas.

Sofremos muito, porque pensamos que estamos no controle da nossa própria vida. E parte disso é verdadeiro. Mas a verdade da Palavra de Deus supera absolutamente todas as nossas debilidades. Ela é imutável, infalível, improrrogável.

Deus fez calar o meu coração hoje - e fará calar o seu - com o seguinte texto, que soprou para mim: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda" (Jo 15:1,2).

São muitos os textos da palavra em que somos comparados a árvores. Há um bastante conhecido no Salmo 1: "Ele [o justo] é como árvore plantada à beira de águas correntes. Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera"! (Sl 1:3) Que verdade maravilhosa e libertadora!

Somos assim: como uma árvore. Não decidimos onde somos plantados, não escolhemos a família onde nasceríamos; não decidimos quando somos plantados, não decidimos o dia do nosso nascimento; não decidimos quanto tempo ficaremos no jardim ou daremos fruto. Alguém fez as mais importantes decisōes da nossa vida por nós. Pegou uma semente, plantou-nos, adubou-nos, regou-nos, podou-nos, limpou-nos para que chegássemos até aqui.

O Pai é o agricultor. Ele escolheu a terra em que deveríamos ser plantados. Alguns de nós são sementes que só cresceriam no deserto. Outros, precisavam de muita umidade, foram plantados perto de pântanos; outros, no cerrado, nos vales, nas encostas, nas montanhas. Por não sabermos das condiçōes necessárias para o nosso crescimento, nos ressentimos do agricultor. Gostaríamos de dizer a Ele que errou. Como nos plantou num lugar onde dói tanto crescer? Mas Ele tem um motivo. Jamais um agricultor plantaria uma laranjeira no deserto. Mas os cactus ficam muito bem lá. A laranjeira é linda, mas eu mesma tinha cactus no meu jardim na outra casa onde morava. Ele era lindo, enorme e impressionava os que lá chegavam.

O Jardineiro é o responsável pelo jardim. Se está bonito, glórias a Ele; se está descuidado, a culpa é dEle. É assim mesmo. Deus fará absolutamente tudo o que for necessário para transformar-nos em uma bela árvore. Entretanto, nós árvores jamais seremos capazes de entender completamente o processo.

O texto que citei sobre o agricultor nem nos chama de árvore, mas de ramos ligados à árvore chamada Jesus, o que nos dá uma posição infinitamente mais confortável. A seiva que flui em Jesus, o Seu próprio sangue, corre nas nossas veias. Somos cheios da plenitude de Cristo quando O aceitamos e tudo o que precisamos fazer é não nos desconectarmos da árvore. Só isso. Que maravilha, não é? Que consolo há em Jesus! Não precisamos correr atrás de coisas e pessoas, mas apenas fazer bem o que Ele colocar nas nossas mãos. Aleluia! Que libertador!

O ramo que não dá fruto Ele corta. Que ramo é esse? É aquele que não aceita receber a seiva, as instruçōes da árvore, aquele que insiste em produzir abacaxi na época errada. É aquele ramo que tudo está apontando para um lado e ele insistindo em ir a outro. Esteja certo de que a árovre mandará muitas instruçōes. Deus não nos deixa enganados. No fundo, o ramo sabe que está fazendo tudo errado.

Agora vem a parte mais interessante: o ramo que dá frutos Ele poda para que dê mais frutos ainda. Dura coisa. A vida de quem é frutífero também sofre reveses. E para que serve isso? Para que haja ainda mais frutos e não para que o galho morra. Deus não permitirá que o nosso pé vacile, diz no Salmo 121, e não dormirá aquEle que nos guarda. Não vamos morrer, não vamos ser esmagados, não vão conseguir nos queimar: "Não quebrará a cana rachada, nem apagará a torcida que fumega; com verdade fará sair o juízo" (Is 42:3).

Não se preocupe com o futuro. Faça aquilo que vier à sua mão. Viva cada minuto. Se tentar projetar o futuro, você se inquietará com as incertezas e sofrerá. O que você pode fazer hoje faça hoje. Como diz a Palavra: "Não andeis ansiosos por coisa alguma".

Termino este post com um texto que encheu o meu coração de alegria, fé e esperança. Este é especialmente para você: "Naquele dia, o Senhor dirá: 'Cantem louvores à minha bela plantação de uvas! Eu cuido dela e sempre a rego; eu a vigio de dia e de noite para que ninguém a estrague. Não estou mais irado com ela; se os espinheiros e o mato a ameaçarem, eu os atacarei e destruirei com fogo.Se os inimigos do meu povo querem a minha proteção, então que façam as pazes comigo, sim, que façam as pazes comigo'. Chegará o dia em que o povo de Israel, como uma árvore viçosa, criará raízes, brotará, e florescerá, e dará frutas que encherão o mundo inteiro" (Is 27:2-6).

O dia chegou. É hoje!

Um comentário:

  1. Muito obrigada Por compartilhar conosco essas maravilhas da palavra de Deus! Que Deus continue a abençoando e usando pra Gloria e Louvor do nome dele. Agradeço tbem a Mirian Maia por ter compartilhado seu blog no facebook.

    ResponderExcluir