quarta-feira, outubro 12, 2011

O Dia Mais Feliz da Minha Vida

Viver é um desafio tão grande! São tantas lutas, tantos sonhos ainda distantes, tantos percalços, tantas coisas que nos entristecem...

Até poderia ser assim o meu dia hoje: feriado, um tempo para pensar, orar, escrever, um tempo para chorar, para lamentar, não fosse o Senhor na minha vida.

Andar com Deus é viver em plenitude de alegria, é ter mais o que comemorar do que reclamações a fazer, é ter boas palavras mesmo nos momentos mais desafiadores, é crer ainda que, apesar de.

Tenho aprendido que tudo na vida depende do ângulo que se olha. Para cada olhar há uma visão. Olhe a vida do alto de um monte e a paisagem será uma. Olhe da cela de uma prisão e será outra. Olhe de baixo para cima e será de um jeito. Olhe de cima para baixo e será de outro.

Amo os Salmos, mas o da hora tem sido o 121. O salmista escolheu um ângulo interessante num momento de angústia: "Elevo os meus olhos" - uma visão de baixo. O que ele buscava? "De onde virá o meu socorro"? Ele poderia olhar em volta, buscar os guerreiros mais fortes e, olhando para o povo, fazer a mesma pergunta. Enquanto perguntava ao Senhor, buscava seu socorro, escolhia os guerreiros. Mas não foi assim.

O salmista também poderia ter feito essa pergunta olhando para baixo, enquanto escolhia as armas que usaria na sua batalha. "Onde está o meu socorro, Senhor"? Orava e afiava a espada, polia o escudo, calçava as sandálias.

Não há o que fazer quando se olha para cima. Olhar para acima dos montes, que era onde estavam os olhos do salmista, não permitia caber no mesmo ângulo o vislumbre das pessoas, da conquista, do desafio, das armas. Ou tudo, ou nada; ou Deus, ou a derrota.

E tem mais. O versículo que mais me chama a atenção é este aqui: "Ele não permitirá que o teu pé vacile; não dormitará aquele que te guarda" (Sl 121:3). Gosto de dizer que a Bíblia é literal. Ele não permitirá que eu vacile e ponto final. Se eu começar a me desviar, me corrigirá; se eu resolver desistir, me reanimará; se eu me entristecer, me alegrará; se eu simplesmente parar, me dará o impulso necessário, porque Ele não desiste.

Deus não muda. Aleluia! O mesmo Deus que não desistiu de Gideão, de Jeremias, de Jonas, de Moisés não desiste de nós. Gosto de ler o que Ele disse a Jeremias: "Respondeu-me, porém, Jeová: Não digas: Eu sou um menino, porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás" (Jr 1:7). Em outras palavras: "pare de dar desculpas; o que eu mandei você fazer vai fazer e ponto final". Isso me faz ter segurança. Ele me deu uma missão, sabe o que eu devo fazer, me manda fazer e não vai desistir de mim. Posso estar segura. Isso inclui também o fato de que suportará meus erros, minhas criancices, minha incompetência, minha falta de habilidades, a minha própria pessoa às vezes.

Acho que agora você deve estar querendo me perguntar: o que isso tem a ver com o título do post? Por que o dia mais feliz da minha vida?

Porque o dia mais feliz da minha vida é o hoje. O que passou, passou. O que virá estou plantando. Nada de lamentar o passado, nada de temer os desafios, nada de tentar me explicar para os outros, nada de nada... Este é o dia que o Senhor fez para que eu me alegre nele.

E o que vou fazer então? Cantar louvores, celebrar, sorrir, festejar, apertar muito a minha família, almoçar com papai e irmãos, jogar meus sobrinhos para o alto, ver fotos de viagens, comer as delícias da cunhada Mi, encontrar-me com amigos queridos, ministrar na reunião de discipulado... Está bom por hoje?

Este é o dia mais feliz da sua vida. Deus não desistiu de você. Alegre-se. Comemore (principalmente se tiver filhos).

Grande beijo.

Um comentário: